Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas deu o golpe de Estado, iniciando o governo ditatorial, que ficou conhecido como “Estado Novo”. Sobre esse período do Governo Vargas, analise as afirmativas abaixo.

 

I. No âmbito econômico, as principais características foram o impulso à industrialização, o nacionalismo, o protecionismo e a intervenção do Estado na economia.

II. Foi instaurado, no país, o estado de emergência, que autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julgá-las sumariamente e condená-las.

III. Para a conquista da simpatia popular, o governo implantou o pluripartidarismo, pôs fim à repressão aos sindicatos, permitindo aos operários participação no programa “A Voz do Brasil”.

IV. Com a indicação do escritor Graciliano Ramos, autor de “Os Sertões”, para o Ministério da Educação, o governo objetivava a colaboração dos intelectuais brasileiros.

 

Está CORRETO o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I e II, apenas.

Gabarito: Letra A

 

É a partir da insurreição comunista de 1935 que tem início os pressupostos para a instalação do Estado Novo.

 

Após a insurreição, o Congresso Nacional aprovou uma série de medidas que aumentaram o poder de Getúlio Vargas, autorizando-o a atuar de maneira repressiva diante de manifestações políticas, a censurar meios de comunicação e a julgar crimes considerados políticos e contra a economia popular, através do Tribunal de Segurança Nacional.

 

Com a chegada ao fim do mandato constitucional, em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, com poderes autoritários, apoiado pelas Forças Armadas e pelas elites políticas, gozando de prestígio junto aos trabalhadores e intelectuais, deu um golpe de Estado e implantou uma ditadura no país: o Estado Novo.

  

Buscou ampliar-se a participação estatal na economia e na indústria nacional, o que ocorreu ao longo da década de 1930, quando teve início a chamada industrialização por substituição de importações, onde o Estado incentivava a produção das fábricas brasileiras e dificultava a concorrência estrangeira, com altas tarifas alfandegárias, diminuição dos impostos e controle do câmbio. O Estado criou ainda linhas de financiamento, assumindo o papel de planejador e gestor da economia.

 

Além disso, o governo Vargas elegeu quatro áreas consideradas cruciais para o desenvolvimento industrial: petróleo, mineração, siderurgia e energia elétrica. Com uma política econômica nacionalista, em 1940 o governo proibiu que estrangeiros explorassem as riquezas minerais e controlassem as indústrias metalúrgicas, mas a iniciativa privada, de capital nacional ou estrangeiro, ainda podia atuar na produção de bens de consumo, que trazia um retorno mais imediato.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Porque as demais alternativas apresentam como corretas afirmativas incorretas pois:

 

Item III – O Estado Novo suspendeu todas as atividades políticas próprias da democracia representativa, logo não se pode falar em pluripartidarismo durante esse período.

 

Item IV - Graciliano Ramos não foi indicado para Ministro da Educação, cargo que foi ocupado por Gustavo Capanema.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *