Em setembro de 1946 foi promulgada a nova Constituição, que tinha características liberais como foi o momento da consagração da máquina eleitoral do PSD. Em relação a Constituição, marque a alternativa que NÃO faz parte deste momento que antecede, gera ou faz parte da constituição.
- A) A promulgação das leis trabalhistas em 1⁰ de maio de 1943, a Consolidação das Leis trabalhistas CLT, confere ao governo o caráter populista e trabalhista.
- B) A severa política do controle das finanças públicas implantada pelo regime busca controlar a inflação e beneficiar os ganhos financeiros dos trabalhadores e da oligarquia rural.
- C) O ministro de Getúlio Vargas, Marcondes Filho, transformou o programa oficial de rádio, Hora do Brasil, em momentos de divulgação das leis trabalhistas contribuindo na criação de leis que beneficiariam as classes trabalhadoras.
- D) A constituição, programas de rádio, fotografias, cartazes e outros meios de divulgação ajudaram na construção da figura de ditador e do mito de Getúlio Vargas como o “pai de pobre”.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A severa política do controle das finanças públicas implantada pelo regime busca controlar a inflação e beneficiar os ganhos financeiros dos trabalhadores e da oligarquia rural.
Gabarito: Letra B
Em um primeiro momento Vargas buscou medidas que tivessem retorno do apoio das oligarquias rurais, como, por exemplo, as compras de estoques de cafés para depois serem queimados. Ou seja, o governo ainda estava valorizando o café.
Com o avançar do governo, Vargas foi percebendo que outros grupos poderiam lhe dar o apoio necessário para se manter no poder. Foi então que começou a pensar nas medidas para os trabalhadores, deixando de lado as oligarquias.
Além do mais, foi colocando nos quadros da administração, interventores que pudessem enfraquecer os poderes das oligarquias estaduais, fato que desagradou muitos políticos do Nordeste e de São Paulo.
As demais alternativas estão corretas
A promulgação das leis trabalhistas em 1943 (CLT) conferiu ao governo Vargas um caráter populista, trabalhista e paternalista. Essas características foram reforçadas por diversos instrumentos de poder como fotografias, cartazes, manifestações cívicas, desfiles e programas de rádio.
Nesse último ponto cabe destacar que o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criou um programa chamado “Hora do Brasil” para divulgar os feitos realizados pelo governo. O ministro Marcondes Filho passou a utilizar esse programa como ferramenta de aproximação entre governo e trabalhadores.
Segundo Boris Fausto, o ministro fazia palestras semanais contando sobre a história das leis sociais, apresentava casos concretos, conversava com aposentados, mulheres, pais de menores, dentre outros. Assim, ele participava da construção simbólica de Vargas como “amigo e pai dos pobres”.
Resposta baseada na fonte:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.
Deixe um comentário