Entre 1930 e 1956, a industrialização brasileira caracterizou-se por uma estratégia governamental de criação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e de infraestrutura estratégica. Sobre esse período, em que o Estado passou a intervir diretamente na economia, é correto afirmar que:
- A) os altíssimos investimentos estatais eram justificados pelo desinteresse do capital privado, nacional e internacional em investir em setores em que o retorno dos investimentos é reconhecidamente muito lento.
- B) em função desse extraordinário crescimento do setor industrial brasileiro, perdeu importância a exportação de produtos primários, notadamente o café.
- C) são exemplos de indústrias que se destacaram no período a Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco e as montadoras de automóveis do ABC paulista.
- D) o então presidente Getúlio Vargas implantou o Plano de Metas com o objetivo de impulsionar o crescimento da economia brasileira a partir do setor industrial.
- E) esse modelo de industrialização ficou conhecido no Brasil como substituição de exportações e se caracterizou pelo incentivo às importações de bens de consumo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) os altíssimos investimentos estatais eram justificados pelo desinteresse do capital privado, nacional e internacional em investir em setores em que o retorno dos investimentos é reconhecidamente muito lento.
Gabarito: LETRA A
Entre 1930 e 1956, a industrialização brasileira caracterizou-se por uma estratégia governamental de criação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e de infraestrutura estratégica. Sobre esse período, em que o Estado passou a intervir diretamente na economia, é correto afirmar que:
- a) os altíssimos investimentos estatais eram justificados pelo desinteresse do capital privado, nacional e internacional em investir em setores em que o retorno dos investimentos é reconhecidamente muito lento.
O nacional-desenvolvimentismo entendia que o Estado deve agir como um vetor indutor do desenvolvimento nacional, seja com estímulos ou com investimentos diretos. Num país com níveis historicamente baixos de formação doméstica de capital como o Brasil, a burguesia tem pouca capacidade de investimento de longo prazo. Ao mesmo tempo, as instabilidades locais afastam o capital internacional desse tipo de investimento de retornos mais lentos. Com isso, o Estado assumia para si a liderança em investimentos que imobilizariam grandes quantidades de capital para que, a partir deles, pudesse haver transbordamento de oportunidades para a iniciativa privada em setores conexos. Por exemplo, o investimento em siderurgia, em geração de energia e na exploração de petróleo demandam grandes quantidades de capital ao mesmo tempo em que os retornos são lentos e incertos. Por isso, o Estado assumiria esses setores para acelerar o desenvolvimento e superar gargalos históricos. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) em função desse extraordinário crescimento do setor industrial brasileiro, perdeu importância a exportação de produtos primários, notadamente o café.
Sobre a industrialização brasileira, ainda que, em grande parte, bem sucedida, é importante que se tenha claro que ela é voltada para o mercado doméstico quase que em sua totalidade. Ou seja, praticamente não gera divisas internacionais para que se possa saldar as importações, principalmente porque o Brasil ainda dependia de importação de bens de capital, uma vez que sua indústria de base só seria fortalecida na década de 1970. Ou seja, a agroexportação continuou se apresentando como a fonte mais sólida de moeda estrangeira para o Brasil, o que possibilitava a aquisição de maquinário e de matérias primas industrializadas para manter a industrialização. E o café seguiria sendo o principal produto agrícola brasileiro por mais algumas décadas. Alternativa errada.
- c) são exemplos de indústrias que se destacaram no período a Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco e as montadoras de automóveis do ABC paulista.
A industrialização do ABC Paulista só se daria de fato na década de 1970, já no contexto do nacional-desenvolvimentismo do regime militar. Quanto às Companhias Hidroelétrica do São Francisco (energia) e do Vale do Rio Doce (mineração), seriam fundadas na década de 1940 por Getúlio Vargas dentro do esforço de formação de uma indústria de base no país. Inclusive, o desenvolvimento da Vale do Rio Doce seria associado à instalação da Companhia Siderúrgica Nacional. Alternativa errada.
- d) o então presidente Getúlio Vargas implantou o Plano de Metas com o objetivo de impulsionar o crescimento da economia brasileira a partir do setor industrial.
O Plano de Metas foi desenvolvido pelo governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), posterior ao período varguista. O plano incluía trinta e uma metas para acelerar decisivamente o desenvolvimento brasileiro - o que tinha na industrialização seu alvo maior. Essas metas estavam distribuídas em cinco áreas prioritárias: energia, indústria de base, alimentação, transporte e educação. Além delas, havia a 31ª meta, a meta síntese: construir a nova capital. Alternativa errada.
- e) esse modelo de industrialização ficou conhecido no Brasil como substituição de exportações e se caracterizou pelo incentivo às importações de bens de consumo.
Ora, como pode um modelo chamado substituição de importações se basear no incentivo à importação? Esse modelo pressupõe que os bens de consumo importados passem a ser produzidos pela indústria nacional, garantindo, portanto, a demanda para sustentar a industrialização. Para isso, desenvolve-se uma política comercial protecionista para reservar o mercado doméstico para indústria nacional. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário