Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Entre 1939 e 1945, o mundo foi abalado pela Segunda Guerra Mundial. O Brasil, inicialmente, adotou uma posição de neutralidade, porém, em 1941, acordos internacionais começaram a ser feitos, para apoiar os aliados. Sobre a participação brasileira na Guerra é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C)  a FEB participou da Campanha da Itália, como parte do 5º Exército Norte Americano.

Gabarito: ALTERNATIVA C

 

 

Entre 1939 e 1945, o mundo foi abalado pela Segunda Guerra Mundial. O Brasil, inicialmente, adotou uma posição de neutralidade, porém, em 1941, acordos internacionais começaram a ser feitos, para apoiar os aliados. Sobre a participação brasileira na Guerra é correto afirmar que

  • a)  o governo brasileiro era totalmente favorável a acordos com os aliados desde o início do conflito.

O Estado Novo (1937-1945), é importante que se tenha clareza sobre isso, guardava importantes simpatias a favor do nazifascismo. Durante os dois primeiros anos de guerra, o Brasil manteve sua política anterior de "equidistância pragmática" entre Estados Unidos e  Alemanha. Nessa política, o país evitava assumir um lado entre as rivalidades para conseguir extrair vantagens dos dois lados para o seu programa de industrialização. Inclusive, dentro dos escalões mais altos do Exército e do Itamaraty, havia muitos burocratas dispostos a um maior alinhamento com a Alemanha nazista. Ou seja, não havia esse consenso em favor dos aliados já em 1939. Alternativa errada.

 

  • b)  os alemães afundaram navios brasileiros no final de 1941.

De fato, submarinos alemães atuariam na costa brasileira atacando navios mercantes do Brasil. No entanto, isso ocorreria em 1942, e não em 1941. Quando o Brasil, por pressão dos Estados Unidos, rompeu relações com as potências do Eixo no início de 1942, suas embarcações passaram a ser alvo do bloqueio naval alemão. Sobre isso, há de se entender que o Brasil era um importante fornecedor de produtos básicos e de matérias primas para o esforço de guerra. Ou seja, quando para de abastecer a Alemanha, passa a ser encarado como um risco pelo governo alemão e atacar a marinha mercante passa a ter uma função estratégicas: evitar que os inimigos acessassem materiais estratégicos e tentar estrangular o abastecimento inimigo para enfraquecê-lo. Alternativa errada.

 

  • c)  a FEB participou da Campanha da Itália, como parte do 5º Exército Norte Americano.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi criada em 1943 quando, após declarar estado de beligerância contra as potências do Eixo em 1942, o Brasil decidiu que enviaria tropas para o teatro de operações na Europa. Após intensas negociações com o comando de guerra aliado, decidiu-se que as tropas brasileiras seriam reequipadas, treinadas e integradas pelos Estados Unidos. No teatro de operações, o esforço terrestre e aéreo brasileiro foi integrado como parte do 5º Exército dos Estados Unidos e lutou na Campanha da Itália entre 1944 e 1945. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • d)  a Alemanha declara guerra ao Brasil em 1941.

Não era de interesse da Alemanha declarar guerra ao Brasil. Como explicado acima, além de fornecedor de matérias primas importantes, o Brasil também era um importante consumidor alemão, comprando máquinas e equipamentos em busca da industrialização nacional. No entanto, o Brasil romperia as relações com a Alemanha no início de 1942, quando os Estados Unidos instaram a América a romper com o Eixo após terem sido atacados pelo Japão em Pearl Harbor. Nesse momento, a situação brasileira ficou insustentável e optaria pela proximidade com os EUA, rompendo com a Alemanha e, meses mais tarde, declarando guerra. Alternativa errada.

 

  • e)  no Dia D, por ocasião do desembarque, o Brasil sofreu grandes perdas.

O Dia D foi o desembarque das tropas aliadas na Normandia para iniciar a campanha de libertação da França e ocorreu em junho de 1944. No entanto, o Brasil nunca participou do esforço aliado na França, mas sim da Campanha da Itália. Trata-se, portanto, de frentes de guerra completamente diferentes. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *