Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular … Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

 

A Democracia. 16 set. 1945, apud GOMES, A. C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989.

 

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

Resposta:

A alternativa correta é letra D)  reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular ... Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

 

A Democracia. 16 set. 1945, apud GOMES, A. C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989.

 
  • O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

O movimento político mencionado no texto é o Queremismo, que se baseava no slogan "Queremos Vargas!". Em 1945, a vitória aliada sobre os regimes totalitários na Segunda Guerra Mundial inaugurava uma nova era de afirmação das democracias liberais, e o Estado Novo de Vargas perdia parte significativa da sua legitimidade sem as dificuldades e as questões políticas que marcaram a década anterior. Então, era necessário devolver o Brasil à vida democrática e o à normalidade de uma Constituição não autoritária; o que demandaria todo um processo de transição delicado, no qual o gigantismo político de Vargas gerava muitas desconfianças.

 

É importante que se lembre que Getúlio Vargas estava no poder desde 1930 e já tinha rasgado duas Constituições para desfechar golpes de Estado que ampliassem os seus poderes. Então, manter Vargas como uma personagem atuante na transição para o retorno democrático também seria um risco considerável, considerando tanto a sua força presidencial quanto o seu prestígio eleitoral por conta do trabalhismo. Ou seja, havia duas questões para serem respondidas àquela altura: primeiro, é prudente deixar Vargas na presidência para comandar a transição da redemocratização? Segundo, nas novas eleições presidenciais, o velho ditador poderia se lançar como candidato? E o debate político se bifurcou em torno dessas indagações, porque havia quem considerasse ilegítimo um ditador ser candidato na eleição democrática que o sucede, bem como havia aqueles que pensavam que a permanência de Vargas na presidência até as novas eleições poderia dar-lhe a chance de desfechar um novo golpe de Estado.

 

No entanto, o Queremismo buscava organizar forças políticas que permitissem tanto a manutenção de Vargas na presidência até a redemocratização quanto que ele concorresse livremente na eleição presidencial daquele ano. As tensões foram se avolumando e culminaram numa movimentação militar que o deporia para garantir o sucesso da transição democrática, cuja eleição seria vencida por Eurico Dutra. Assim, observemos as alternativas que seguem.

 
  • a)  reclamar a participação das agremiações partidárias.

As agremiações partidárias estavam em pleno funcionamento em 1945, inclusive o sempre perseguido Partido Comunista Brasileiro, liderado por Luís Carlos Prestes. Naquelas eleições, as duas principais forças políticas seriam o Partido Social Democrata (PSD) e a União Democrática Nacional (UDN). O primeiro sairia vencedor com a candidatura de Eurico Dutra, enquanto o segundo encamparia o nome de Eduardo Gomes. Alternativa errada.

 
  • b)  apoiar a permanência da ditadura estadonovista.

O Queremismo, como fica claro no texto do enunciado, não apoiava a manutenção da ditadura do Estado Novo, mas sim a participação ampla de Getúlio Vargas na transição e no processo eleitoral que seria realizado em 1945. Alternativa errada.

 
  • c)  demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.

Os direitos trabalhistas foram sendo consolidados ao longo da Era Vargas e alcançariam a forma da CLT em 1943. Ou seja, em 1945, os direitos trabalhistas não estavam sob risco por conta da transição democrática a ser organizada. Alternativa errada.

 
  • d)  reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.

Como explicado anteriormente, o núcleo da campanha queremista era a participação de Getúlio Vargas no processo de redemocratização e desmonte do Estado Novo. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • e)  resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.

O controle social dos sindicatos havia sido fragilizado exatamente durante o período da Era Vargas, quando o governo manobrou para cooptar o movimento sindical para os projetos centrais e enfraquecer a pressão dos trabalhadores dentro do momento de modernização e industrialização do país. Portanto, o Queremismo não estava propriamente identificado com esse tipo de mudança profunda na vida sindical. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *