Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Getúlio Vargas governou o Brasil entre 1930 e 1945. Esse período ficou conhecido como Era Vargas e apresentou momentos de contrastes ao longo da sua dinâmica. Sobre esse momento da história do Brasil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


(   ) A Era Vargas é comumente dividida em três fases: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945).


(   ) Getúlio Vargas enfrentou a oposição dos paulistas, em 1932, que exigiam a elaboração de uma Constituição e questionavam a presença dos interventores nos estados. Esse conflito armado ficou conhecido como Revolução Constitucionalista.


(   ) Em 1934, uma Nova Constituição entrou em vigor no Brasil. Entre as novidades dessa Carta, constam o estabelecimento do voto aberto (não secreto), a revogação do voto feminino e o fechamento da Justiça Eleitoral.


(   ) Em 1943, o governo de Getúlio Vargas estabeleceu a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dentre os pontos abordados nesse documento, estavam o salário mínimo, as limitações de horas de trabalho, as férias e a carteira de trabalho.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) V – V – F – V.

Gabarito: Letra A
 
Entendendo o contexto:
 

  • Crise da república oligárquica e da política do café com leite
  • Ascensão da oligarquia gaúcha
  • Crise de 1929
  • Golpe de 1930
  • Governo provisório (1930-1934)
  • Governo constitucional (1934-1937)
  • Estado Novo (1937-1945)

 
 
A ascensão de Getúlio Vargas e de seus aliados políticos ocorreu em um momento de crise político-social nas oligarquias dominantes.
 
Dentre as muitas características da Primeira República destacou-se a aliança entre São Paulo e Minas Gerais para a escolha dos presidentes da República. Essa aliança é conhecida tradicionalmente como política do café com leite.
 
A partir de 1920, novos setores sociais começam a se consolidar nas principais cidades do país. Aos poucos, aparecerão elementos da burguesia comercial e industrial, da classe operária e da classe média urbana. Esses setores passarão a questionar o atual modelo político da República. 
 
Nos próprios grupos oligárquicos começarão a aparecer dissidências. Os gaúchos não se sentiam valorizados com a política econômica adotada que só valorizava o café como produto exportação. Com a crise de 1929, isso ficará mais nítido, pois as exportações brasileiras desse produto cairão e o café ficará em excedentes.
 
Nesse meio tempo, ocorrerão eleições presidenciais para o mandato de 1930-1934. Essa disputa mostrará a crise dentro das oligarquias. Washington Luís, que era o presidente à época, deveria escolher como seu representante um político mineiro. Porém, optou por indicar outro nome paulista: Júlio Prestes. Essa decisão provocou o rompimento dos mineiros com os paulistas. Aqueles decidiram apoiar Getúlio Vargas concorrendo pela Aliança Liberal.
 
Júlio Prestes foi eleito presidente, mas não tomou posse, pois um golpe rompeu com a política da República Velha. Vargas e seus aliados assumiram provisoriamente o governo até a formulação de uma nova constituição e de eleições gerais.
 
O Governo Provisório de Vargas (1930-1934) demorou 4 anos para elaborar uma constituição e convocar novas eleições. Isso fez com que os paulistas enfrentassem o governo federal com oposição na chamada Revolução Constitucionalista (1932). Exigiam um interventor paulista e a elaboração da nova constituição. Os paulistas foram derrotados, mas Vargas saiu também com uma pequena crise em seu governo.
 
Em 1934 a Assembleia Constituinte promulgou uma nova constituição e convocou eleições presidenciais. Na nova carta podemos destacar:
 

  • Voto secreto
  • Voto feminino
  • Leis trabalhistas
  • Ensino primário obrigatório e gratuito

 
As eleições de 1934 deram vitória a Getúlio Vargas que governou até 1937, período chamado de Governo Constitucional. No ano de 1937 ocorreriam novas eleições presidenciais. Como Vargas não podia concorrer, uma vez que não havia reeleição, tratou de organizar um golpe de Estado para permanecer no poder. Foi o chamado plano Cohen, um plano fictício que apresentava uma tentativa de tomada de poder pelos comunistas brasileiros.
 
Vargas fechou o congresso, revogou a constituição de 1934, censurou a imprensa e anulou as eleições presidenciais. Começa o período do Estado Novo que durará até 1945.
 
Durante o Estado Novo foi decretada a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que traziam como medidas: 
 

  • salário mínimo
  • férias
  • redução da jornada de trabalho
  • aposentadoria
  • 13º salário

Então, a sequência correta será:

 

( V ) A Era Vargas é comumente dividida em três fases: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945).


( V ) Getúlio Vargas enfrentou a oposição dos paulistas, em 1932, que exigiam a elaboração de uma Constituição e questionavam a presença dos interventores nos estados. Esse conflito armado ficou conhecido como Revolução Constitucionalista.


( F) Em 1934, uma Nova Constituição entrou em vigor no Brasil. Entre as novidades dessa Carta, constam o estabelecimento do voto aberto (não secreto), a revogação do voto feminino e o fechamento da Justiça Eleitoral.


( V ) Em 1943, o governo de Getúlio Vargas estabeleceu a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dentre os pontos abordados nesse documento, estavam o salário mínimo, as limitações de horas de trabalho, as férias e a carteira de trabalho.

 

Referências usadas como fonte para a resposta:

 


SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

VICENTINO, Cláudio. Teláris. História, 9º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2018

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *