Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Imagem I

 

Imagem II

 

“Na década de 1930, houve, no Brasil, um destaque para a atuação de dois grupos políticos com ideologias diferentes: um, baseado nas políticas nazi-fascistas, em que as ações e princípios que defendiam, destacavam-se: o combate ao comunismo e ao liberalismo; nacionalismo extremo; um Estado poderoso regido pelo chefe da nação. O outro, comandado pelos comunistas (principal grupo rival do Governo Vargas) reunia grupos de várias tendências, como socialistas, anarquistas e comunistas. Um dos principais grupos que a integravam era o Partido Comunista, que funcionava na clandestinidade.” Trata-se respectivamente:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Do Integralismo e da ANL.

Gabarito: alternativa B)

 

A questão traz duas imagens que representam dois grupos políticos, ideologicamente opostos, que atuaram no Brasil da década de 1930.

 

A imagem I traz a frase: "Pão, terra e liberdade", esse era o lema da Aliança Nacional Libertadora (ANL), movimento político que reunia grupos comunistas, socialistas, anarquistas e outros ideologicamente ligados às esquerdas. 

 

A ANL realmente atuou no Brasil da década de 1930, no contexto anterior a implementação da ditadura varguista, o Estado Novo. Um dos principais objetivos desse movimento era formar um governo popular através de uma revolução.

 

A imagem II traz a representação da letra grega sigma (símbolo da soma) e a palavra "Anauê!". Esses eram, respectivamente, o símbolo e a saudação dos adeptos do Integralismo. A Ação Integralista Brasileira foi um movimento político de ideologia nazifascista fundado por Plínio Salgado em 1932. Os integralistas defendiam uma sociedade organizada sob uma hierarquia rígida e eram extremamente nacionalistas.

 

O lema dos integralistas era "Deus, pátria e família" e o combate ao comunismo também era uma das principais linhas de atuação do movimento, dessa forma, a ANL e os integralistas eram rivais. 

 

É importante ressaltar que Getúlio Vargas teve o apoio dos integralistas para instaurar a ditadura do Estado Novo em 1937.

 

Respectivamente, as imagens I e II fazem referência à ANL e ao Integralismo, no entanto, a alternativa B) apresenta esses dois movimentos em ordem inversa. Deveria constar "Da ANL e do Integralismo", mas como não tem outra alternativa que traga os dois elementos, é muito provável que a banca cometeu um deslize. Se a palavra "respectivamente" não fosse colocada no enunciado, não teríamos nenhum problema.

 

De toda forma, a alternativa que traz os dois movimentos políticos referenciados pelas imagens é o gabarito oficial da banca: b)  Do Integralismo e da ANL.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *