Leia.
O Estado Novo corresponde ao período em que Getúlio Vargas (1882-1954) governou o Brasil entre os anos de 1937 a 1945. Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas realizou um Golpe que instaura o Estado Novo, que perduraria até 29 de outubro de 1945, quando, deposto por um movimento militar chefiado por generais, termina o governo Vargas.
(Fonte: https://www.todamateria.com.br. Acesso em dezembro de 2017)
Durante uma das fases no Estado Novo, Getúlio Vargas implementou várias medidas que, dentre elas, destaca-se uma das alternativas. Assinale-a.
- A) Censura de manifestações públicas, proibição de greves e sindicatos.
- B) Deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).
- C) Adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista, além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino.
- D) A elaboração de um Plano de Metas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Censura de manifestações públicas, proibição de greves e sindicatos.
Explicação:
Durante o Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas implementou uma série de medidas autoritárias para consolidar seu poder. Entre essas medidas, destacam-se a censura de manifestações públicas e a proibição de greves e sindicatos. Esse período foi marcado por um forte controle estatal sobre a sociedade e a repressão de qualquer forma de oposição política. As outras alternativas não refletem corretamente as ações principais do governo Vargas durante o Estado Novo.
Deixe um comentário