Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia a charge “À Vontade do Freguez”, publicada por Belmonte, no jornal Folha da Noite, em maio de 1937.

A partir da leitura da charge, assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A representação do terceiro quadrinho refere-se ao governo de Getúlio Vargas, em que um dos seus feitos foi iniciar a coligação das oligarquias com a Aliança Liberal.

Gabarito: Letra D

 

A representação do terceiro quadrinho refere-se ao governo de Getúlio Vargas, em que um dos seus feitos foi iniciar a coligação das oligarquias com a Aliança Liberal.

A questão quer saber qual das alternativas é a incorreta.

 

A representação do terceiro quadrinho faz referência ao período ditatorial da Era Vargas, o Estado Novo (1937-1945), momento no qual Getúlio Vargas deu um golpe de Estado, efetivado em 10 de novembro de 1937, fechou o Congresso Nacional e determinou à supressão das atividades e das instituições da democracia representativa.

Esse período não teve como um dos seus feitos o início da coligação das oligarquias com a Aliança Liberal, visto que tanto a forte aliança entre as oligarquias estaduais quanto a formação da Aliança Liberal para fazer frente às velhas oligarquias instaladas no poder são anteriores à Era Vargas (1930-1945).

 

A questão pede que apontemos a alternativa incorreta, todas as demais estão corretas e por isso não respondem acertadamente à questão.

 

Letra A: A representação do primeiro quadrinho refere-se ao governo provisório de Getúlio Vargas, em que um de seus feitos foi criar o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho.  

O primeiro quadro faz referência ao primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), o Governo Provisório (1930-1934), instalado logo após a Revolução de 1930 (também chamado de Golpe de 1930), e que foi responsável pela criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e do Ministério da Educação e Saúde.

 

Letra B: A representação do segundo quadrinho refere-se ao governo constitucional de Getúlio Vargas, em que um de seus feitos foi declarar estado de sítio e conseguir anular as eleições presidenciais que deveriam ocorrer em 1937.  

No segundo quadro, que representa o período do Governo Constitucional (1934-1937) da Era Vargas, Getúlio Vargas declara a intenção de lutar energeticamente contra os excessos da esquerda e da direita. Tal frase faz referência aos fortes embates entre esses dois grupos no período Constitucional, representados pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), à esquerda, e pela Ação Integralista Brasileira (AIB), à direita. Contudo, durante o período Constitucional, Vargas utiliza-se desse tipo de discurso de “luta contra os extremos” para decretar estado de sítio, sob a alegação de combater o comunismo, para na verdade dar um golpe de estado e impedir as eleições presidenciais que deveriam ocorrer em 1937.

 

Letra C: A representação do terceiro quadrinho refere-se ao governo do Estado Novo de Getúlio Vargas, em que foi instaurado um período de ditadura na história do Brasil.  

O terceiro quadro, que representa o período ditatorial da Era Vargas, o Estado Novo (1937-1945), diz respeito ao golpe de Estado efetivado por Getúlio em 10 de novembro de 1937, que levou ao fechamento do Congresso Nacional e à supressão das atividades e das instituições da democracia representativa (eleições, parlamentos municipais, estaduais e federal, partidos políticos).

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *