Leia a seguir o trecho retirado do jornal O Estado de S. Paulo publicado no dia 8 de maio de 1945, à época da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial:
“Comemorando a paz que afinal foi conquistada, as nossas populações, pelo muito que fizeram, hão de sustentá-la, ao lado de outros povos, com todas as suas forças e inteligência, para que o sangue generoso da mocidade, derramadonas batalhas, tenha sempre a significação que hoje todos lhe reconhecemos: o fim da opressão e o começo da liberdade, cuja existência se deve a milhões de homens, mulheres e crianças sacrificadas.”
O trecho evidencia um dos fatores que contribuiu para a crise do Estado Novo, corretamente identificado como
- A) a contradição entre a política externa e a política interna de Vargas.
- B) o esgotamento da política intervencionista após a criação da Petrobras.
- C) a derrota dos países aliados ao Brasil no contexto da Segunda Guerra.
- D) a decadência dos países que participaram das batalhas na Europa.
- E) a corrosão do apoio a Vargas devido à sua aliança formal com o campo fascista.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a contradição entre a política externa e a política interna de Vargas.
Gabarito: Letra A
Durante as décadas de 30 e 40, o governo brasileiro era simpático para com governos nacionalistas e fascistas europeus. O próprio Estado Nacional tinha caráter autoritário e nacionalista, centrado na figura de Getúlio Vargas. É a época do Estado Novo (1937-1945)
A partir de 1942, o Brasil entra na guerra contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) por clamor da população, uma vez que vários navios de comércio brasileiros foram afundados por submarinos alemães e também pelas negociações com os EUA em torno de um projeto de desenvolvimento nacional, com instalações de indústrias siderúrgicas.
Esse fato evidencia uma contradição no governo: internamente mantém um regime autoritário e externamente luta contra os mesmos regimes.
O final da guerra, com a vitória dos Aliados, acelera essa contradição com a crítica cada vez mais feroz ao regime do Estado Novo.
Surgem manifestações contra o regime autoritário, como por exemplo, o Manifesto dos Mineiros de 1943, documento assinado por políticos e empresários que exigiam novas eleições e uma nova constituição.
Vargas marcou eleições para o final do ano de 1945, mas ainda era bem visto pela população brasileira. Temendo essa influência os principais nomes das forças armadas deram um golpe, afastando Vargas do poder.
Resposta baseada na fonte:
VICENTINO, Cláudio. Teláris. História, 9º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2018.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Incorreta porque embora já existissem críticas ao modelo intervencionista ou estatal, a alternativa cita a criação da Petrobrás como fator para a crise do Estado Novo. A Petrobrás foi uma empresa criada em 1953, no segundo governo de Vargas.
Letra C: Incorreta porque os países que formaram o bloco dos Aliados foram os vencedores no conflito.
Letra D: Incorreta. A guerra arrasou as principais economias europeias, mas não de todos os países que se envolveram no conflito no continente. São exemplos, os EUA e a URSS que saíram como vitoriosos e transformados em duas potências mundiais.
Letra E: Incorreta porque Vargas não tinha uma aliança formal. Demonstrava simpatias para com os fascistas italianos, mas acabou lutando contra o Eixo.
Deixe um comentário