Leia as afirmações a seguir.
I – A Ação Integralista Brasileira se organizou a partir de pequenos grupos e partidos de extrema-esquerda, liderados por Plínio Salgado.
II – O integralismo, em sua vinculação ideológica e organização e ação política, corresponde aos movimentos fascistas europeus surgidos no entreguerras.
III – Antiliberal por definição, o integralismo reuniu em seu apoio até mesmo parte do movimento monarquista.
IV – A Ação Integralista Brasileira foi o primeiro partido político brasileiro com amplitude nacional, distinguindo- se dos partidos da Primeira República.
V – Apesar de extremamente capilarizada, a Ação Integralista Brasileira não conseguiu eleger representantes nas cidades e estados brasileiros em que atuava.
Está correto apenas o que se afirma em
- A) II, IV e V.
- B) I, III e V.
- C) II, III e V.
- D) I, II e IV.
- E) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) II, III e IV.
Vamos analisar cada uma das afirmações para identificar quais estão corretas.
FALSO. A Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento de extrema-direita, liderado por Plínio Salgado. O integralismo, ideologia que fundamentava a AIB, era de caráter nacionalista e autoritário, inspirado nos movimentos fascistas europeus, e não de extrema-esquerda.
VERDADEIRO. O integralismo brasileiro tinha muitas semelhanças com os movimentos fascistas europeus, surgidos no período entre as duas guerras mundiais. Assim como eles, defendia uma ideologia nacionalista, autoritária e corporativista. Além disso, a AIB adotava símbolos e rituais semelhantes aos dos movimentos fascistas, como a saudação com o braço estendido e o uso de uniformes.
VERDADEIRO. O integralismo era, de fato, antiliberal, rejeitando tanto o liberalismo econômico quanto o político. Defendia um Estado forte e autoritário, que controlasse a economia e a sociedade. Isso atraiu o apoio de vários setores conservadores da sociedade brasileira, incluindo parte do movimento monarquista, que via no integralismo uma alternativa à República, considerada por eles como um regime liberal e decadente.
VERDADEIRO. A AIB foi, de fato, o primeiro partido político brasileiro com uma atuação nacional. Diferentemente dos partidos da Primeira República, que eram baseados em interesses regionais, a AIB tinha seções em todo o país e buscava mobilizar as massas em torno de um projeto nacional.
FALSO. Apesar de ter enfrentado resistência e perseguição, a AIB conseguiu eleger vários representantes para as câmaras municipais e as assembleias estaduais. Em 1934, por exemplo, elegeu três deputados federais e vários deputados estaduais.
Portanto, as afirmações II, III e IV estão corretas. A alternativa que corresponde a essa combinação é a LETRA E.
Deixe um comentário