Leia as afirmações sobre a Revolução de 1930 e a Era Vargas.
I. A emergência da classe média, do tenentismo e do movimento operário contribuiu para a vitória da Revolução de 1930.
II. Estados da Federação, insatisfeitos especialmente com a hegemonia de São Paulo, associados a setores econômicos, como charqueadores, produtores de açúcar, de cacau e segmentos industriais, contribuíram para derrubar o Estado oligárquico.
III. Em 1937, Vargas fechou o Congresso Nacional, instalou o Estado Novo e passou a governar com poderes ditatoriais. O governo passou a ser centralizado e o Departamento de Imprensa e Propaganda atuou na linha de frente da censura.
IV. Entre as realizações da Era Vargas pode-se destacar: a criação da Justiça do Trabalho, do salário-mínimo, da Consolidação das Leis do Trabalho, além de obras na área de infraestrutura como a Companhia Siderúrgica Nacional.
Estão corretas as afirmações
- A) I, II, III e IV.
- B) I, II e III, apenas.
- C) I e IV, apenas.
- D) II e IV, apenas.
- E) II e III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I, II, III e IV.
Gabarito: Letra A
A Revolução de 1930 foi o resultado da combinação de diferentes situações e interesses de atores políticos insatisfeitos com a situação vigente:
- O enfraquecimento da oligarquia cafeeira em decorrência da crise de 1929 e a negação do então presidente Washington Luís em conceder novos financiamentos para a quitação dos seus empréstimos no exterior;
- O fortalecimento dos setores urbanos-industriais;
- As pretensões políticas dos estados de segunda grandeza e a dissidência da oligarquia mineira (insatisfeita com o não cumprimento da política “café com leite”), originando a formação da Aliança Liberal;
- O projeto da Aliança Liberal que procurava responder aos anseios das classes médias brasileiras, acenando também com um programa favorável à classe operária;
- A adesão de representantes das elites regionais desvinculadas do setor cafeeiro ao programa da Aliança Liberal;
- O descontentamento dos setores tenentistas com o resultado das eleições;
- O assassinato do candidato à vice presidente da Aliança Liberal, o paraibano João Pessoa;
Todo esse conjunto de fatores conduziu a articulação de um novo pacto político que começou com um movimento insurrecional, em 03 de outubro de 1930, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, e se alastrou rapidamente pelo Nordeste levando altos oficiais do Exército e da Marinha a deporem o presidente Washington Luís e entregar o poder a Getúlio Vargas.
Mais tarde, com a chegada ao fim do mandato constitucional do governo Vargas, em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, com poderes autoritários, apoiado pelas Forças Armadas e pelas elites políticas, gozando de prestígio junto aos trabalhadores e intelectuais, deu um golpe de Estado e implantou uma ditadura no país: o Estado Novo.
Em 1939, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cuja a função era produzir e coordenar a propaganda política, além de exercer a censura.
Para completar os direitos sociais e a proteção aos trabalhadores iniciados no Governo Provisório de 1930, o Estado Novo implementou o estabelecimento das Juntas de Conciliação e Julgamento, que resultaram na Justiça do Trabalho (1939), do salário mínimo (1940) e da reunião dessas leis na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.
Ainda sob o Estado Novo, é fundada, em abril de 1941, na cidade de Volta Redonda (RJ), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), estratégica para a industrialização do Brasil.
Por que as demais estão incorretas?
As outras alternativas estão incompletas, pois não citam todas as afirmativas como corretas.
Resposta baseada nas fontes:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário