Leia as afirmativas a seguir:
I. O Estado Novo refere-se a um período no qual Getúlio Vargas abdicou do poder e concedeu direitos ilimitados ao Congresso Nacional para a implantação do Plano Cohen. De acordo com a carta de objetivos desse plano, o governo brasileiro passaria a investir 8% do PIB na construção de indústrias de base, na infraestrutura de transportes e na profissionalização de jovens e adultos.
II. Na Grécia antiga, os líderes religiosos pregavam a existência de um único deus, cujo nome era Zeus, o qual habitava a foz dos rios Tigre e Eufrates. Os gregos clássicos também davam grande importância ao conhecimento. Assim, para aquele povo, ciência e religião não eram separadas e aproximar-se da verdade significava aproximar-se dos deuses.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra D) As duas afirmativas são falsas.
Explicação
Afirmativa I é falsa porque o Estado Novo não se refere a um período em que Getúlio Vargas abdicou do poder e concedeu direitos ilimitados ao Congresso Nacional. Na verdade, o Estado Novo foi um regime autoritário implantado por Getúlio Vargas em 1937, que caracterizou-se pelo fechamento do Congresso Nacional e a concentração de poderes nas mãos do presidente.
Além disso, não há registro de um Plano Cohen que previa investimentos de 8% do PIB na construção de indústrias de base, na infraestrutura de transportes e na profissionalização de jovens e adultos.
Afirmativa II é falsa porque não há relação entre a Grécia antiga e a foz dos rios Tigre e Eufrates. Além disso, a religião grega antiga era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses, e não em um único deus chamado Zeus.
Deixe um comentário