Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia atentamente o descritivo bibliográfico e assinale a alternativa que apresenta o nome da personagem histórica de destaque.

“Ela era uma jovem alemã de família abastada. Alta, rosto cheio de personalidade, olhos brihantes e fabulosamente inteligente. Desde cedo, se destacou na militância do Partido Comunista, que na Alemanha dos anos 1920 entusiasmava milhões de trabalhadores, intelectuais e estudantes, sonhadores como ela. Um dia, os jornais da Europa inteira estanparam seu nome depois que ela ousadamente, liderou um comando que libertou espetacularmente seu namorado comunista da prisão”.

Fonte: SCHMIDT, Mario Furley, Nova história crítica:

ensino médio: volume único. 1.ed. – São Paulo: Nova

Geração, 2005

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Olga Benário Prestes.

Gabarito: Letra A

 

Olga Benário Prestes.

 

O trecho trazido pela questão faz referência à Olga Benário Prestes, agente alemã recrutada no IV Departamento do Estado-Maior do Exército Vermelho, agência de segurança militar soviética, e que foi designada para garantir a segurança de Luís Carlos Prestes no Brasil.

 

Olga recebeu intenso treinamento militar. Estava apta a pilotar aviões e saltar de paraquedas, além de atirar extraordinariamente bem. Ajudou Prestes na preparação do levante de 1935 que pretendia derrubar Getúlio Vargas. Desbaratada a tentativa do levante, Olga foi presa, julgada pelo Tribunal de Segurança Nacional, deportada para a Alemanha, colocada em um campo de concentração onde morreria em 1942.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: Anne Frank.

 

Jovem judia de origem alemã chamada Anne Frank foi obrigada a mudar-se com a família para a Holanda, por conta das perseguições do nazismo. Em maio de 1940, porém, esse país também foi ocupado pelos nazistas e a família de Anne passou a viver em um esconderijo. Ali ela escreveu um diário no qual narrou o terror vivido pelos judeus naquele período. Em 1944, Anne Frank e sua família foram descobertos e presos pelos nazistas. A jovem judia morreu no inverno de 1944-1945, num campo de concentração na Alemanha.

 

Letra C: Elisabeth von Thadden.

 

Foi uma educadora alemã contrária às políticas de segregação promovidas pelos nazistas. Acabou sendo morta em um campo de concentração.

 

Letra D: Maria von Maltzan.

 

Foi uma veterinária e bióloga alemã que também atuou na resistência ao nazismo.

 

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 9° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

FEMBIO. https://www.fembio.org/english/biography.php/woman/biography/maria-graefin-von-maltzan/

 

NETO, Lira. Getúlio (1930-1945). Do governo provisório à ditadura do Estado Novo. Volume 2. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

 

THE GERMAN RESISTANCE MEMORIAL CENTER. https://www.gdw-berlin.de/en/recess/biographies/index_of_persons/biographie/view-bio/elisabeth-von-thadden/?no_cache=1

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *