Leia o texto.
1934. Os Integralistas estão em estado de graça: suas fileiras se engrossam em todas as partes do Brasil, onde seus núcleos conseguem apoio dos fascistas italianos e alemães, das autoridades policiais, dos banqueiros e grandes fazendeiros e de intelectuais. Ante a deterioração da economia brasileira que a queima de café não consegue sustar, Getúlio Vargas fica a observar a ascensão, pouco comum nos hábitos políticos brasileiros, do movimento integralista. Apesar da parafernália de “leis sociais” adotadas para conquistar o apoio do povo contra os tradicionais donos do poder que não aceitam o seu programa de centralização contrário à estrutura “federativa” do país, Getúlio está disposto a considerar a possibilidade de valer-se dos Integralistas para governar com mais tranquilidade.
(Fúlvio Abramo. A revoada dos galinhas verdes, 2014. Adaptado)
O autor, militante de organizações de esquerda, participou da conjuntura política brasileira dos anos 30 do século passado. O excerto refere-se à situação histórica do país, naquele momento, caracterizada pela
- A) permanência das estruturas políticas tradicionais, controladas pela oligarquia cafeeira por meio da política dos governadores.
- B) adoção de medidas privatistas, impostas por um Estado ditatorial e centralizador, apoiado por regimes fascistas totalitários.
- C) política governamental de fim do apoio à economia cafeeira em benefício de estímulos ao desenvolvimento da economia industrial.
- D) fragilidade de uma nação dividida em facções políticas rivais, face à iminência da guerra mundial entre as potências industrializadas e imperialistas.
- E) atuação de forças políticas diversas e antagônicas, num quadro de instabilidades internas e de influências de regimes ditatoriais europeus.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) atuação de forças políticas diversas e antagônicas, num quadro de instabilidades internas e de influências de regimes ditatoriais europeus.
Este período histórico no Brasil, durante a Era Vargas (1930-1945), foi marcado por intensas turbulências políticas e sociais. O movimento integralista, mencionado no texto, representava uma das forças políticas antagônicas emergentes, com influências ideológicas vinculadas aos regimes fascistas da Europa, especialmente da Itália e Alemanha. Enquanto isso, o governo de Vargas buscava maneiras de lidar com a crise econômica, a resistência das oligarquias tradicionais e a ascensão de movimentos que desafiavam a estrutura política estabelecida. Assim, a alternativa E) descreve de maneira precisa o contexto de conflitos e influências internacionais que caracterizaram aquele período histórico no Brasil.
Deixe um comentário