Leia o texto a seguir.
Seria muito difícil prever, no início de 1929, que após a presidência relativamente tranquila de Washington Luís surgiria uma forte cisão entre as elites dos grandes Estados. Mais ainda, que essa cisão acabaria por levar ao fim da Primeira República.
(Fausto, Boris. História do Brasil.12.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004, p. 319)
Assinale a opção que identifica corretamente acontecimentos da Era Vargas, que sucedeu à Primeira República.
- A) Nas eleições de 1930, foi formada a Aliança Liberal, que reuniu políticos paulistas e mineiros que lançaram a candidatura de Júlio Prestes à presidência da república,
- B) Getúlio Vargas deu início ao processo de industrialização do país, e a obra emblemática da sua política econômica foi a Usina Siderúrgica de Volta Redonda (RJ).
- C) Durante o período getulista ocorreram significativas transformações político-sociais no Brasil, entre elas o crescimento da população agrária em relação à população urbana.
- D) Com a implantação da ditadura do Estado Novo por Getúlio Vargas, a Ação integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL) formaram uma aliança para enfrentar o novo regime.
- E) O governo do Estado Novo criou o DIP, Departamento de Investigações Policiais, órgão policial diretamente subordinado ao gabinete de Vargas que tinha a função de reprimir violentamente os opositores do regime.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Getúlio Vargas deu início ao processo de industrialização do país, e a obra emblemática da sua política econômica foi a Usina Siderúrgica de Volta Redonda (RJ).
Gabarito: ALTERNATIVA B
(Fausto, Boris. História do Brasil.12.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004, p. 319)
Assinale a opção que identifica corretamente acontecimentos da Era Vargas, que sucedeu à Primeira República.
- a) Nas eleições de 1930, foi formada a Aliança Liberal, que reuniu políticos paulistas e mineiros que lançaram a candidatura de Júlio Prestes à presidência da república,
Liderada por Getúlio Vargas, a Aliança Liberal era o grande esforço de enfrentamento à oligarquia paulista nas eleição de 1930. Naquele momento, havia tanto um esgotamento do pacto oligárquico entre São Paulo e Minas Gerais - a política do "café com leite" - ao mesmo tempo em que nos estados surgiam também oligarquias descontentes com o poder central, pressionando por uma modernização do país. Além disso, as classes médias urbanas também ampliavam o descontentamento contra esse sistema de governabilidade das elites centrais, o que era amplificado pelos movimentos tenentistas da década de 1920. A Aliança Liberal era composta por todas essas forças e lançaria a chapa Getúlio Vargas-João Pessoa para enfrentar a candidatura paulista, que já não contava com o apoio mineiro, de Júlio Prestes. Alternativa errada.
- b) Getúlio Vargas deu início ao processo de industrialização do país, e a obra emblemática da sua política econômica foi a Usina Siderúrgica de Volta Redonda (RJ).
A Era Vargas (1930-1945) inaugurou a estruturação do nacional-desenvolvimentismo brasileiro. A preocupação central na industrialização do país foi organizada em torno da política de substituição de importações associada com a liderança do Estado nos investimentos mais robustos. Além disso, os setores estratégicos de indústrias de base eram preferencialmente estatais, pois tanto tinham a capacidade de tracionar toda a cadeia produtiva quanto exigiam investimentos e tecnologias de grande vulto. Nesse enquadramento, a formação de um complexo siderúrgico significa a superação de um gravíssimo gargalo na industrialização brasileira. Pretendendo dominar todo o ciclo, o Estado brasileiro fez pesados investimentos na exploração das jazidas de minério de ferro e iniciou um grande esforço de cooperação internacional para dominar o ciclo da siderurgia. No primeiro caso, formou-se a estatal Companhia Vale do Rio Doce na cidade de Itabira para que a exploração das jazidas minerais brasileiras estivesse acoplada ao plano desenvolvimentista pensado pelo poder central. O caso da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) derivou de uma longa negociação com os Estados Unidos. Com a entrada americana na Segunda Guerra Mundial em 1941, aumentou-se decisivamente a pressão sobre a posição brasileira dentro do conflito. Naquele momento, era importante garantir o alinhamento brasileiro para estrangular o fornecimento de matérias primas estratégicas para o esforços de guerra alemão e, por outro lado, garantir posições preciosas para a campanha aliada sobre o Norte da África. O Nordeste brasileiro era o melhor ponto para sediar as bases aéreas americanas para lançar campanhas de bombardeio contra as posições nazistas na África, apoio importante para as ações de infantaria na libertação da região. Essas duas componentes foram usadas como moedas de troca pelo Brasil para conseguir programas amplos de cooperação em favor do desenvolvimento brasileiro. A urgência da guerra pesava em favor dos pedidos brasileiros e os EUA aceitaram estabelecer um convênio de cooperação técnica e financeira para a instalação da CSN, passo fundamental no esforço desenvolvimentista brasileiro. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Durante o período getulista ocorreram significativas transformações político-sociais no Brasil, entre elas o crescimento da população agrária em relação à população urbana.
O período em tela marca o início da industrialização mais robusta do país, que se estenderia, grosso modo, até a década de 1980. Nesse período como um todo, a população urbana cresceu em relação à população agrária e a ultrapassaria em meados do século XX. A industrialização iniciada por Vargas e os gastos do governo em infraestrutura foram fundamentais para reverter o processo histórico de maior peso no campo do que nas cidades. Alternativa errada.
- d) Com a implantação da ditadura do Estado Novo por Getúlio Vargas, a Ação integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL) formaram uma aliança para enfrentar o novo regime.
O Estado Novo, fundado em 1937, foi caracterizado pela proibição de todas as formas de agremiação política, o que incluía os partidos políticos. Tanto AIB, que era de extrema-direita, quanto ANL, de centro-esquerda, foram colocadas na ilegalidade. A AIB ainda tentaria dois golpes de Estado contra Vargas, chegando a cercar o palácio do governo, mas manteria sua orientação fascista e era radicalmente contra todas as organizações de esquerda. Portanto, é absurdo se pensar numa aliança entre as duas organizações. Alternativa errada.
- e) O governo do Estado Novo criou o DIP, Departamento de Investigações Policiais, órgão policial diretamente subordinado ao gabinete de Vargas que tinha a função de reprimir violentamente os opositores do regime.
O DIP era o Departamento de Imprensa e Propaganda, órgão que concentrava as capacidades de censura do regime ditatorial varguista. Além disso, algumas atividades de repressão às oposições também passavam pelo DIP, que também exercia certa vigilância sobre a classe artística e sobre políticos. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário