Leia o trecho a seguir.
“No dia 10 de novembro de 1937, Vargas ordenou o cerco militar ao Congresso Nacional, impôs o fechamento do legislativo e outorgou uma nova Constituição para o país, substituindo a Constituição de 1934. Iniciava-se, desse modo, o governo ditatorial, que ficou conhecido como Estado Novo.”
COTRIM, Gilberto. História Global Brasil e Geral. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 488.
Vargas governou ditatorialmente até 1945, quando a Guerra contra o nazifascismo na Europa foi, de certo modo, aproveitada pelos grupos liberais brasileiros para combater o “fascismo varguistas”. Assim, Vargas se antecipou aos adversários e tomou diversas ações que garantiram a abertura democrática, assim como marcaram as eleições para presidente.
Vargas estimulava um movimento popular que ficou conhecido como:
- A) Intentona Integralista.
- B) Movimento da Legalidade.
- C) Queremismo.
- D) Marchas com Deus pela Liberdade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Queremismo.
Gabarito: Letra C
A questão aborda a transição do Estado Novo para a democracia a partir de 1945 quando Vargas decide abrir o regime marcando eleições presidenciais e para a Assembleia.
É durante esse período que se organizam novos partidos políticos com destaque para os três que dominarão a República de 1946 a 1964 (UDN, PTB e PSD).
Antes da realização das eleições começou a ganhar força um movimento popular formado por trabalhadores que defendia a permanência de Getúlio Vargas no poder com os slogans: “Viva Getúlio!” e “Queremos Getúlio!”, ficou conhecido como Queremismo.
Segundo Lilia Schwartz e Heloisa Starling, ao perceber que o Estado Novo caminhava para um final desfavorável ao presidente, os trabalhadores saíram às ruas suspeitando que o conjunto de leis de proteção ao trabalho, sem o presidente, poderia beneficiar apenas os patrões.
Como Getúlio não conseguiu se afastar do cargo para concorrer às eleições, o movimento foi mudando o slogan para “Constituinte com Getúlio”.
A ampla manifestação popular fez com que setores da direita e militares dessem um golpe, tirando Getúlio do poder para que as eleições pudessem acontecer.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Até houve uma tentativa de tomar o poder por parte dos integralistas em 1938 sem muito sucesso. Mas o nome do episódio que marcou a história e que mudou o rumo do governo Vargas foi a Intentona Comunista, tentativa de tomar o poder por parte dos comunistas. A insurreição foi sufocada pelo governo que aproveitou-se do clima de “medo comunista” para decretar o Estado Novo.
Letra B: Essa alternativa pode se referir a dois períodos distintos, mas em uma mesma atmosfera de golpe. O primeiro, quando o General Lott se antecipou a um golpe organizado pela direita e por militares para impedir a posse de JK. O segundo, trata da ocasião do impedimento da posse de Jango pelos ministros militares em 1961. Formou-se no Rio Grande do Sul o movimento da legalidade defendendo que se cumprisse à risca o texto constitucional que dava posse ao vice-presidente Jango na renúncia do ex-presidente Jânio Quadros.
Letra D: Movimento ocorrido em 1964, às vésperas do golpe civil-militar. Foi um dos responsáveis pela queda de Jango.
Resposta baseada nas fontes:
AZEVEDO, Gislane Seriacopi e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
VAINFAS, Ronaldo et al. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário