Movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com a deposição de Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes pondo fim à República Velha.
De qual movimento trata o texto?
- A) Revolução Constitucionalista de 1932 que depôs Vargas.
- B) República do Café com Leite que levou Minas Gerais à vitória contra São Paulo.
- C) Intentona Comunista que levou Luis Carlos Prestes e o PCB à luta contra Washington Luís.
- D) Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas a assumir um governo provisório.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas a assumir um governo provisório.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com a deposição de Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes pondo fim à República Velha.
De qual movimento trata o texto?
- a) Revolução Constitucionalista de 1932 que depôs Vargas.
Em 1932, São Paulo liderou um levante em armas contra o governo central de Vargas para exigir a promulgação de uma nova Constituição e o restabelecimento da ordem institucional brasileira. A Revolução Constitucionalista, no entanto, seria derrotada depois de poucos meses de combate e Vargas se manteria no poder. De toda forma, note o estudante que o enunciado solicitava a indicação do movimento armado que depôs Washington Luís, enquanto a alternativa fala na deposição de Vargas. Ou seja, nem em critérios básicos, a alternativa não atendia ao que é solicitado. Alternativa errada.
- b) República do Café com Leite que levou Minas Gerais à vitória contra São Paulo.
A República do Café com Leite foi o sistema de governabilidade pactuado entre as oligarquias de Minas Gerais (leite) e de São Paulo (café). A deposição de Washington Luís marca a debacle final da República do Café com Leite, rompendo o equilíbrio de alianças e estabelecendo uma nova ordem política. Alternativa errada.
- c) Intentona Comunista que levou Luis Carlos Prestes e o PCB à luta contra Washington Luís.
A Intentona Comunista ocorreria em 1935 e seria uma tentativa dos comunistas, liderados por Luís Carlos Prestes, de depor Getúlio Vargas. Ou seja, trata-se de fato muito posterior à queda de Washington Luís (1930) e já no âmbito da Era Vargas. Alternativa errada.
- d) Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas a assumir um governo provisório.
Em 1930, a política paraibana estava no centro da maior contestação eleitoral ocorrida contra o teatro das oligarquias (a "política do café-com-leite"): o governador João Pessoa se aliou a Getúlio Vargas para disputar, como vice, as eleições presidenciais de 1930. Naquele momento, o pacto das oligarquias paulista e mineira estava rachado e a Aliança Liberal, lançada por Vargas, conseguiu atrair a adesão de várias lideranças estudais para a sua candidatura. Ao mesmo tempo, na Paraíba, Pessoa enfrentava a reação dos oligarcas do interior, que resistiam fortemente às pretensões de desmonte da Política dos Governadores sustentada pela oligarquia paulista - além de estarem profundamente insatisfeitos com o arrocho sobre a arrecadação fiscal sobre o comércio com Pernambuco que a reforma tributária de João Pessoa criara 1928 -; insatisfação essa que redundaria na Revolta de Princesa, quando cidades do interior da Paraíba se levantaram contra o governo estadual sob a liderança de oligarcas e coronéis. Vargas e Pessoa sairiam derrotados das eleições num processo marcado por graves fraudes, agravando a tensão nacional sobre o futuro da república. Liderada por José Pereira Lima, a Revolta de Princesa eclodiu no município de Princesa/PB (atual, Princesa Isabel/PB) em fevereiro de 1930 em oposição ao governo estadual de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque - e chegou-se a declarar a existência de um Território Livre de Princesa. A posição política de Pessoa enfraquecia interesses de parte significativa das elites tradicionais do estado, que se levantou em armas em Princesa. Após a derrota eleitoral de Vargas-Pessoa, o levante paraibano se agravaria profundamente. Em julho de 1930, no Recife, João Pessoa foi assassinado por um aliado de um dos principais líderes da Revolta de Princesa; e sua morte contaminou todo o noticiário nacional, ajudando a criar o clima de revolta geral que precipitaria a Revolução de 1930. Esse acontecimento depôs o presidente Washington Luís, afastou a possibilidade de posse de Júlio Prestes - vencedor das eleições daquele ano -, e instituiu Getúlio Vargas na presidência, onde permaneceria até 1945. ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário