“Movimento armado liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, que depôs o presidente da República Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha”. e qual movimento se trata a descrição apresentada.
- A) Revolução de 1930.
- B) Revolução Federalista·
- C) Golpe Militar de 1964;
- D) Revolução de 1932.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Revolução de 1930.
Gabarito: Letra A
Revolução de 1930.
O nome do movimento armado que possibilitou a chegada de Getúlio Vargas ao poder e o permitiu controlar o executivo federal foi Revolução de 1930 (ou Golpe de 1930).
A Revolução (ou Golpe) de 1930 foi um movimento político-militar que teve seu início nas eleições de 1929. Nesse ano começaram as articulações para a sucessão presidencial. De acordo com a política do “Café com Leite” seria a vez das oligarquias mineiras terem o seu candidato indicado, mas o presidente Washington Luís não seguiu o acordo e indicou o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes, para a sua sucessão.
Inconformadas diante do rompimento da política tradicional, as oligarquias mineiras se aliaram aos gaúchos e aos paraibanos, defendendo o nome do gaúcho Getúlio Vargas para a presidência e do paraibano João Pessoa para vice.
Os dissidentes formaram então a Aliança Liberal, que defendia o voto secreto, a criação de uma justiça eleitoral, a moralização da prática política, a anistia para os militares revoltosos dos anos de 1920 e o estabelecimento de uma legislação trabalhista, com concessão de férias aos trabalhadores e a regulamentação do trabalho feminino e infantil.
Agravada pela crise econômica mundial, a disputa eleitoral levou à presidência o paulista Júlio Prestes. A derrota não foi bem aceita pelos opositores, que alegavam que as eleições haviam sido fraudadas, e um clima de revolta foi crescendo em diversas regiões do país promovendo o ambiente político para a eclosão da Revolução.
Em julho de 1930 eclodiu nova crise com o assassinato de João Pessoa (candidato à vice na chapa de Getúlio) em um crime com razões políticas locais e passionais. O episódio foi transformado em questão nacional pelos derrotados na eleição e estes deflagraram uma “revolução”.
Iniciada 42 dias antes da posse de Júlio Prestes, que deveria ocorrer em 15 de novembro de 1930, o movimento começou em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, mas não demorou para se alastrar também pelo Nordeste. Ante a possibilidade de eclosão de uma guerra civil, altos oficiais do Exército e da Marinha depuseram o presidente Washington Luís, criando uma Junta Militar. Com a chegada dos revoltosos ao Rio de Janeiro, a Junta Militar entregou o poder a Getúlio Vargas, a Revolução (ou Golpe) de 1930 saia vitoriosa e começava assim a Era Vargas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Revolução Federalista·
A Revolução Federalista ocorreu no Rio Grande do Sul, tendo sido um conflito entre dois grupos políticos locais: o Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), que tinha o apoio do governo Floriano Peixoto, e o Partido Federalista. Logo, não foi esse o movimento armado que envolveu os estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, descrito no enunciado da questão.
Letra C: Golpe Militar de 1964.
O Golpe de 1964 decorreu de uma ação conjunta das Forças Armadas com o apoio dos governadores dos estados de São Paulo, Guanabara, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Foi dado com o objetivo de depor o presidente João Goulart, e não Washington Luís, e inaugurou um período conhecido como Ditadura Militar (ou Civil-Militar) que durou 21 anos, de 1964 até 1985. Logo, não foi esse o movimento armado que envolveu os estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, descrito no enunciado da questão.
Letra D: Revolução de 1932.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma rebelião que mobilizou setores ligados ao café, à indústria e às classes médias estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. Restritos a São Paulo os conflitos duraram 3 meses. Logo, não foi esse o movimento armado que envolveu os estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, descrito no enunciado da questão.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário