Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Movimento que depôs o presidente Washington Luís e ocasionou a emergência ao poder de uma nova figura política no cenário nacional: Getúlio V argas. Marca o fim da República Velha e de suas estruturas políticas. Tem início a Era V argas e com ela o Estado passa a ser o grande incentivador da industrialização que, doravante, se diversificará. Esse movimento armado composto por oligarquias dissidentes e militares que teve origem na cisão das antigas oligarquias denomina-se:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Revolução de 1930.

Gabarito: Letra E

 

A Revolução de 1930 foi um movimento político-militar que teve seu início nas eleições de 1929. Nesse ano começaram as articulações para a sucessão presidencial. As oligarquias mineiras esperavam ter seu candidato indicado, mas o presidente Washington Luís indicou para sucedê-lo o presidente do estado de São Paulo: Júlio Prestes.

 

Inconformadas, as oligarquias mineiras se aliaram aos gaúchos e aos paraibanos, lançando o nome do gaúcho Getúlio Vargas, tendo como vice o paraibano João Pessoa.

 

Os dissidentes formaram então a Aliança Liberal, com um programa que fazia a defesa do voto secreto, a criação de uma justiça eleitoral, a moralização da prática política, a anistia para os militares revoltosos dos anos de 1920 e o estabelecimento de leis trabalhistas, como férias e regulamentação do trabalho feminino e infantil.

 

A disputa eleitoral, agravada com a crise econômica mundial, teve como vencedor das eleições ocorridas em março de 1930 o paulista Júlio Prestes. Contudo, a derrota não foi bem aceita e os opositores alegaram que teria havido fraude nas eleições.

 

Em julho do mesmo ano eclodiu mais uma crise com o assassinato de João Pessoa (vice da chapa de Getúlio nas eleições daquele ano) em um crime que misturava razões políticas locais e passionais. Os derrotados na eleição para presidente transformaram o episódio em questão nacional e deflagraram uma revolução.

 

Começou em 03 de outubro de 1930, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, e se alastrou rapidamente pelo Nordeste. Diante da possibilidade de uma guerra civil, altos oficiais do Exército e da Marinha depuseram o presidente Washington Luís e formaram uma Junta Militar. Com a chegada das tropas rebeldes ao Rio de Janeiro, a Junta Militar entregou o poder a Getúlio Vargas, a Revolução de 1930 saia vitoriosa e começava assim a Era Vargas.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Rebelião ocorrida em São Paulo, em 1932, contrária a Getúlio Vargas. Exigia autonomia dos estados e o fim do Governo Provisório com a constitucionalização do País. Mobilizou setores ligados ao café, à indústria e às classes médias do Estado de São Paulo, além da participação de intelectuais. Porém, os revoltosos não receberam o apoio esperado de outros estados, especialmente de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Restritos a São Paulo, os conflitos duraram três meses. 

 

Letra B: Revolta ocorrida no Rio de Janeiro, em 1904, contra as medidas autoritárias do presidente Rodrigues Alves no que dizia respeito a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. Contribuíram para a revolta a insatisfação popular com as reformas urbanas empreendidas pelo Prefeito Pereira Passos, que tinha, entre outras coisas, derrubado muitos cortiços.

 

Letra C: Tentativa de sublevação ocorrida na cidade de Salvador, Bahia, em 1835. Dela participaram os chamados malês – nome dado aos africanos muçulmanos – e africanos libertos (forros). Tudo indica que a origem da insatisfação desses muçulmanos foi a repressão das autoridades locais a suas manifestações religiosas. 

 

Letra D: Revolta dos marujos da Marinha de Guerra (Armada) brasileira contra às péssimas condições de trabalho em que viviam (soldos miseráveis, má alimentação, trabalhos excessivos, opressão da oficialidade e, principalmente, castigos físicos a que eram submetidos). Ocorrida em 1910, teve como líder o marinheiro João Cândido.

 

Resposta baseada na fonte:

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o longo século XIX, volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *