Na órbita dos Estados Unidos.
Fonte: Capa de lançamento do papagaio. (Planeta Gibi: disponível http://www.planetagibi.net/2011/01/65-anos-bem-contados-1961-1970.html, Acesso em: 04 de out. de2015).
Contrariando o discurso nacionalista, no Estado Novo, a influência cultural dos Estados Unidos se tornou mais expressiva. Foi nesse período que os Estúdios Disney criaram o personagem brasileiro Zé Carioca. Também, nesse período, Carmem Miranda se transformou em uma artista famosa, cantando sambas, chorinhos, rumbas e boleros em filmes de Hollywood. Tratava-se da “política de boa vizinhança” do governo Roosevelt, que pretendia estimular o bom relacionamento entre o Brasil e os Estados Unidos.
Com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Esse departamento tinha a tarefa de, EXCETO:
- A) Orientar e centralizar a propaganda interna e externa.
- B) Fazer censuras às produções artísticas.
- C) Dirigir programa de radiodifusão oficial do governo.
- D) Fiscalizar manifestações cívicas e festas patrióticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Fiscalizar manifestações cívicas e festas patrióticas.
Gabarito: Letra D
Fiscalizar manifestações cívicas e festas patrióticas.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão diretamente ligado à presidência da República e responsável por produzir e coordenar a propaganda política do governo, bem como exercer censura aos meios de comunicação (rádio, cinema, teatro, obras literárias e imprensa), não tinha como tarefa a fiscalização de manifestações cívicas e festas patrióticas.
A questão pede que apontemos qual das alternativas não apresenta uma responsabilidade do DIP, dessa forma, todas as demais alternativas apresentam funções desse departamento.
Letra A: Orientar e centralizar a propaganda interna e externa.
Orientar e centralizar a propaganda interna e externa do governo foi sim uma das atribuições do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Estado Novo.
Letra B: Fazer censuras às produções artísticas.
Fazer censuras às produções artísticas desenvolvidas durante o Estado Novo foi sim uma das atribuições do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
Letra C: Dirigir programa de radiodifusão oficial do governo.
Outra das atribuições do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi a produção e direção do programa radiofônico de transmissão obrigatória em todas as rádios, chamado de Hora do Brasil, que divulgava as realizações do governo Vargas.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário