Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na primeira metade do século XX, a noção de “vazio territorial” atualizava o conceito de “sertão”, entendido como um espaço abandonado que, desde as denúncias de Euclides da Cunha, vinha preocupando as elites brasileiras interessadas em construir uma nação. Por outro lado, as áreas ocupadas do Brasil eram vistas como um arquipélago, onde cidades ou regiões pouco tinham a ver entre si.


cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/ConquistaOeste


Assinale a opção que indica uma ação do período Vargas, voltada para a integração do atual território rondoniense ao resto do país.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A criação do Território Federal do Guaporé.

Gabarito: ALTERNATIVA A

  

Na primeira metade do século XX, a noção de "vazio territorial" atualizava o conceito de "sertão", entendido como um espaço abandonado que, desde as denúncias de Euclides da Cunha, vinha preocupando as elites brasileiras interessadas em construir uma nação. Por outro lado, as áreas ocupadas do Brasil eram vistas como um arquipélago, onde cidades ou regiões pouco tinham a ver entre si.
cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/ConquistaOeste


Assinale a opção que indica uma ação do período Vargas, voltada para a integração do atual território rondoniense ao resto do país.

  • a)  A criação do Território Federal do Guaporé.

O Território Federal do Guaporé foi criado em 1943 por Getúlio Vargas. Desmembrando uma parte de Mato Grosso e outra do Amazonas, a criação do Guaporé tinha como intenção dar maior controle ao governo federal sobre a região, uma vez que seus estados originais tinham grande dificuldade de administrar uma região muito vasta. A criação do território federal permitia à administração central intervir mais diretamente na região, que também era estratégica para a defesa das fronteiras brasileiras e para a expansão da colonização para o Oeste. Apenas em 1956 o nome seria mudado para Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Rondon. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  A abertura do Programa Calha Norte.

Lançado em 1985 pelo governo de José Sarney, o Programa Calha Norte foi uma outra tentativa de ocupação efetiva de território e de defesa da Região Norte, o que afetava Rondônia. Alternativa errada.

 
  • c)  A construção e pavimentação da BR-364.

Ligando o Acre a São Paulo, a BR-364 foi inaugurada apenas em 1960 durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tratou-se de uma das obras de integração e modernização do país, mas até hoje ela não é inteiramente asfaltada. Alternativa errada.

 
  • d)  O desenvolvimento do Projeto Poloamazônia.

O Poloamazônia foi um projeto lançado pela Ditadura Miliar (1964-1985) como forma de integrar, desenvolver e povoar efetivamente a região amazônica. Além de polos produtivos, o projeto previa uma série de obras de infraestrutura para viabilizar a fixação dos colonos na região. Alternativa errada.

 
  • e)  A implementação do Plano Grande Carajás.

O projeto Grande Carajás foi lançado na década de 1970 para a exploração de minérios numa grande área compreendida entre Tocantins, Pará e Maranhão. Ou seja, não tem relação com Rondônia e nem com o período que temos em tela. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *