No Brasil, há dois períodos importantes quando se fala de industrialização no século XX, a Era Vargas e a Era JK.
Assinale a alternativa que apresenta a característica de uma dessas fases da industrialização brasileira.
- A) Durante a Era Vargas, houve a revolução industrial brasileira propriamente dita, com a implantação da indústria de base.
- B) O Plano de Metas foi o programa implantado por Getúlio Vargas que criou a Petrobras.
- C) A desindustrialização ocorreu a partir da década de 1930, pois todo o território paulista já estava industrializado.
- D) Na Era Vargas, houve uma demanda muito grande com o capital externo, pois a entrada de multinacionais foi exagerada e Vargas perdeu o controle da dívida externa.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Durante a Era Vargas, houve a revolução industrial brasileira propriamente dita, com a implantação da indústria de base.
Analisando as assertivas para encontrar a resposta correta:
a) Durante a Era Vargas, houve a revolução industrial brasileira propriamente dita, com a implantação da indústria de base.
Item CORRETO. A Era Vargas (1930-1945) ficou marcada pela criação de políticas de industrialização. Mais precisamente durante o Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas iniciou seu projeto de industrialização para o Brasil com um modelo industrial baseado na forma da substituição de importações.
Nessa política de industrialização por substituição de importações, o Estado ficou responsável por apoiar o crescimento da indústria a partir da criação de indústrias de base. Isso deu suporte para que os demais setores industriais se desenvolvessem, já que o suprimento de uma gama importante de matérias-primas estava assegurado.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
b) O Plano de Metas foi o programa implantado por Getúlio Vargas que criou a Petrobras.
Item INCORRETO. O Plano de Metas foi um programa econômico de industrialização e modernização desenvolvido por Juscelino Kubitschek durante seu governo (1956-1961). Com o slogan "50 anos em 5", JK pretendia com sua política nacional-desenvolvimentista promover o progresso de 50 anos no país em 5 anos de governo.
Com isso, deu continuidade a industrialização por substituição de importações implementada por Getúlio Vargas, consolidou a implantação da indústria automobilística no país, fez pesados investimentos em infraestrutura, sobretudo em rodovias, além de empregar recursos em setores estratégicos como o siderúrgico, de comunicação, energético, de agricultura, educação, saneamento e transportes.
Quanto a Petrobras, a empresa estatal foi criada em 1953 durante o segundo governo de Vargas (1951-1954).
c) A desindustrialização ocorreu a partir da década de 1930, pois todo o território paulista já estava industrializado.
Item INCORRETO. A desindustrialização representa o declínio da participação da atividade industrial na economia de um país. Dessa maneira, o início da década de 1930 não foi marcado por esse processo, mas, sim, pelo início efetivo da industrialização no Brasil.
d) Na Era Vargas, houve uma demanda muito grande com o capital externo, pois a entrada de multinacionais foi exagerada e Vargas perdeu o controle da dívida externa.
Item INCORRETO. A política nacionalista da Era Vargas ficou conhecida pela pouca aproximação com o capital estrangeiro, portanto não houve uma demanda muito grande com o capital externo. Por sua vez, a entrada de multinacionais no brasil ocorreu, de fato, no governo de JK, que abriu a economia nacional para o capital externo investir na indústria do país.
Deixe um comentário