No Brasil, o processo de urbanização teve início no século XX, a partir da industrialização, uma das principais causas para o deslocamento da população rural em direção à área urbana. Conhecido como êxodo rural, esse deslocamento provocou a mudança de um modelo agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Com relação a esse assunto e aos diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
A crise do café contribuiu para gerar condições favoráveis à industrialização brasileira.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
O ano de 1930 foi especialmente turbulento para a vida brasileira. A quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929 implicou na desorganização dos mercados internacionais, gerando uma crise generalizada de demanda, diminuindo o preço internacional do produto. Para o Brasil, isso significava um impacto importante em sua economia, fortemente dependente da exportação cafeeira, cujos lucros sustentavam, em grande medida, as principais elites do país. Politicamente, isso abriu uma brecha fundamental na vida brasileira: com o sistema desorganizado e as oligarquias enfraquecidas, criou-se a oportunidade de implodir a Primeira República (1889-1930) e, com ela, o controle das elites agrárias sobre a economia brasileira.
Com a Revolução de 30 e o governo Vargas, conformou-se um novo pacto econômico no país, com novas elites e sem o compromisso arraigado de manter o perfil agroexportador. O novo governo, que duraria quinze anos, instala-se com uma forte componente modernizadora, tendo na industrialização o seu principal vetor. Ainda que o Brasil continuasse, sim, dependendo dos excedentes de capital da produção cafeeira, agora se passava para uma política industrial que deveria nortear os investimentos desses capitais. Não obstante, durante aquela década, Vargas faria importantes esforços de proteção do preço internacional do café para conseguir manter o esforço doméstico de industrialização.
Por fim, cabe destacar que, como está apontado no texto do enunciado, havia um importante excedente de mão de obra nos campos com a crise cafeeira, começando um processo de êxodo rural que se revelaria importantíssimo para ter força de trabalho disponível nas cidades para as novas indústrias. Assim, item CORRETO.
Deixe um comentário