No dia 3 de outubro de 1930, a revolução armada estourou no Rio Grande do Sul e se espalhou por outros Estados brasileiros, quando, vitorioso, Getúlio Vargas assumiu o poder.
Sobre a Era Vargas, é correto afirmar:
- A) A ação dos Tenentes, no Nordeste, foi decisiva para combater o grupo integralista de Plínio Salgado, contrário à revolução.
- B) O grande prestígio da aristocracia do Rio Grande do Norte impediu a adoção de interventores para governar o Estado após a Revolução de 1930.
- C) A rebelião de militares, sediados em batalhões, que foi denominada Intentona Comunista, espalhou-se pelo Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro, e seu objetivo era evitar a posse de Getúlio Vargas.
- D) Getúlio Vargas, para consolidar sua vitória, no período do governo provisório, manteve a estrutura política da República com a permanência dos antigos governadores.
- E) O Estado Novo caracterizou-se pela elaboração e outorgação de uma Constituição de caráter autoritário e centrada nas idéias do fascismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O Estado Novo caracterizou-se pela elaboração e outorga de uma Constituição de caráter autoritário e centrada nas ideias do fascismo.
Explicação:
Após a revolução de 1930, Getúlio Vargas assumiu o poder e instaurou o Estado Novo em 1937. Durante esse período, Vargas concentrou poderes em suas mãos, suspendeu a Constituição de 1934 e adotou um regime autoritário, caracterizado por medidas centralizadoras e controle sobre as liberdades individuais. A Constituição de 1937, também conhecida como "Polaca" devido à inspiração polonesa, conferiu amplos poderes ao presidente, restringiu as liberdades políticas e sindicais, e estabeleceu um sistema corporativista que se alinhava com as ideias do fascismo europeu.
Deixe um comentário