No período da Segunda Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas adotou uma política externa de acordo com os seus interesses políticos e econômicos. Com base nessa consideração, é correto afirmar que,
I. no início da guerra, o governo manteve-se neutro, apesar de o presidente ter manifestado posições políticas que o aproximavam dos países do Eixo;
II. desde o início da guerra, o governo manteve seu apoio incondicional aos países Aliados, pois defendia princípios políticos do liberalismo clássico;
III. a partir de 1942, o governo decidiu, depois de sofrer muitas pressões dos Estados Unidos, alinhar-se ao bloco dos Aliados contra os países do Eixo;
IV. no final da guerra, o governo resolveu declarar apoio aos países do Eixo, pois percebeu que os Aliados estavam sendo influenciados pela União Soviética.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) II e III.
- D) II e IV.
- E) III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e III.
Gabarito: Letra B
A política externa do Brasil durante os anos de 1930 a 1945 pode ser caracterizada como pragmática, agindo de acordo com os interesses econômicos nacionais.
Vargas inicialmente adotou uma postura de neutralidade, realizando acordos comerciais com os EUA e com a Alemanha Nazista.
As relações com os EUA começaram a ficar mais fortes a partir de 1941 quando esse país tratou de adotar a política externa da Boa Vizinhança para atrair as nações da América Latina para o bloco dos Aliados.
EUA e Brasil começaram a tratar de acordos comerciais, de envio de missões técnicas para instalação de fábricas nacionais e de empréstimos para a construção de indústrias.
Ainda assim, Vargas continuou adotando a política de interesses nacionais. Foi quando os EUA passaram a pressionar o Brasil para romper com os países do Eixo, feito pelo governo brasileiro em 1942.
Em 1944 o Brasil enviou a FEB (Força Expedicionária Brasileira) à Europa para lutar contra os nazifascistas.
Portanto, somente as assertivas I e III são as corretas.
Deixe um comentário