Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O ano de 1930 foi difícil para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o historiador Boris Fausto, o volume de vendas do café caiu mais de 35% naquele ano. O motivo fundamental para a queda nas exportações do produto foi a crise mundial do capitalismo. A principal causa dessa crise mundial foi

Resposta:

A alternativa correta é letra B) a superprodução da indústria dos Estados Unidos da América, que cresceu além das necessidades dos mercados interno e internacional.

Gabarito: ALTERNATIVA B

 

  • O ano de 1930 foi difícil para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o historiador Boris Fausto, o volume de vendas do café caiu mais de 35% naquele ano. O motivo fundamental para a queda nas exportações do produto foi a crise mundial do capitalismo. A principal causa dessa crise mundial foi

Pela primeira vez, o sistema capitalista se provaria profundamente conectado para além dos limites europeus, arrastando consigo as economias de vários países numa crise internacionalizada e sem precedentes. A partir da quebra da Bolsa de Nova Iorque e da Crise de 1929, a economia mundial passou por uma grave retração com a contaminação de praticamente todas as economias nacionais.

 

No colapso do mundo financeiro americano, o sistema capitalista se via a nu numa crise de excesso de oferta, superaquecimento econômico, contração generalizada do crédito e disparo inédito das desconfianças mútuas. O contágio generalizado das economias a partir do curto-circuito nos Estados Unidos levou a uma recessão generalizada por todas as economias capitalistas, o que foi respondido, via de regra, com medidas protecionistas que, no médio prazo, aprofundavam os sintomas da crise. Durante a década de 1930, o mundo viveu um severo descrédito do liberalismo e das suas instituições, incluindo as democracias representativas. Não foi acaso a ascensão e o fortalecimento das alternativas totalitárias pela Europa durante aquele período. A instabilidade política foi decisivamente alimentada pela crise econômica, redundando em grandes dificuldades para o mundo capitalista. Assim, observemos as alternativas propostas.

 

  • a)  a desindustrialização da economia norte-americana, que acabou por desabastecer o mercado internacional.

Do ponto de vista da indústria, o que ocorreu foi um superaquecimento da oferta seguido por uma repentina contração na demanda. Somado ao surto de especulação, esse descompasso levou, sim, à desorganização de todo o mundo produtivo, levando à falência muitas indústrias. Ou seja, a desindustrialização foi uma consequência da crise, e não a sua raiz. Alternativa errada.

 

  • b)  a superprodução da indústria dos Estados Unidos da América, que cresceu além das necessidades dos mercados interno e internacional.

Como explicado acima, no momento em que a crise de confiança contaminou toda a economia, colapsando o crédito e arrastando consigo a demanda nacional e internacional, o parque industrial americano estava numa fase de superprodução associada às irreais perspectivas da especulação. Com a queda repentina da demanda, seguiu-se uma crise generalizada que arrasaria a economia americana e contaminaria outros mercados. Por exemplo, com a queda geral da renda e da produção nos Estados Unidos, também haveria um forte abalo na demanda internacional do café brasileiro. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • c)  a vigorosa industrialização da União Soviética, que supriu satisfatoriamente os mercados interno e internacional.

De fato, nas décadas de 1920 e 1930, a União Soviética estava fechada num esforço vigoroso de industrialização. No entanto, sua economia praticamente não tinha conexões relevantes com os mercados internacionais, o que a deixou muito distante da crise generalizada a partir de 1929. Alternativa errada.

 

  • d)  o excesso do capital financeiro na Europa, que afetou diretamente o surgimento de governos democráticos na Península Ibérica.

Note o estudante que a questão trata das décadas de 1920 e 1930, quando Portugal e Espanha sofreram traumáticas guinadas totalitárias com regimes fascistas. Em Portugal, seria formado o Estado Novo sob o governo de António Salazar; na Espanha, após os terríveis traumas da Guerra Civil Espanhola, estabelecer-se-ia a ditadura de Francisco Franco. Alternativa errada.

 

  • e)  a quebra da Bolsa de Moscou, que acabou por induzir falências de empresas e de bancos e milhões de desempregados nos Estados Unidos.

Desde 1917, a Rússia vivia sob o regime socialista implantado pela revolução. A formação da União Soviética pressupunha o apagamento de todos os traços do capitalismo no país, o que, por óbvio, implicava o fechamento da bolsa de valores. Ou seja, não existia uma Bolsa de Moscou naquele momento. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *