Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O esforço de guerra exercido por militares brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial marcou a presença do Brasil nesse conflito de escala global. Acerca desse esforço, analise as afirmativas abaixo.

I– Os militares brasileiros participaram apenas como observadores para o aprendizado de táticas e estratégias no Teatro de Operações Militares europeu tanto junto aos aliados como aos países do Eixo, sendo respeitada por todo o conflito a neutralidade por parte do governo do Brasil.

II– O envio de militares para a Itália, entre outras atuações, marcou a participação do Brasil com os Aliados, considerando o Estado de Guerra declarado pelo governo Vargas em agosto de 1942.

III– A participação dos militares ao lado dos países que compuseram o Eixo Roma-Berlim-Tóquio foi fundamental para a vitória alemã até 1941, quando forças militares dos Estados Unidos entraram no conflito.

Está correto o que se afirma apenas em:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) II.

Gabarito: Letra B

 

Está correto o que se afirma apenas na alternativa II

 

Analisemos as alternativas:

 

I- Os militares brasileiros participaram apenas como observadores para o aprendizado de táticas e estratégias no Teatro de Operações Militares europeu tanto junto aos aliados como aos países do Eixo, sendo respeitada por todo o conflito a neutralidade por parte do governo do Brasil. (Incorreta)

 

Os militares brasileiros chegaram a lutar na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, portanto, não houve uma participação dos militares brasileiros apenas como observadores e nem uma neutralidade do governo brasileiro, visto que, em 31 de agosto de 1942, o governo brasileiro declarou guerra às potências do Eixo.

 

II- O envio de militares para a Itália, entre outras atuações, marcou a participação do Brasil com os Aliados, considerando o Estado de Guerra declarado pelo governo Vargas em agosto de 1942. (Correta)

 

Depois de estabelecer acordos com os Estados Unidos para a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no Brasil, quando aquele país ofereceria empréstimos e tecnologia para tal finalidade em troca da cessão de bases militares e fornecimento de borracha e minérios por parte do Brasil, o que de certa forma selou um certo apoio do governo brasileiro às tropas Aliadas no conflito da Segunda Guerra Mundial, o Brasil teve de lidar com a reação da Alemanha a esse apoio, quando esta afundou nove de seus navios. Diante da atitude agressiva da Alemanha nazista, em agosto de 1942, o governo brasileiro declarou guerra aos países do Eixo e, em 1944, enviou tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar na Itália. Mais de 25 mil soldados nacionais foram enviados a esse país, participando de atalhas como as de Monte Castello, Castelnuovo, Collechio e Fornovo.

 

III- A participação dos militares ao lado dos países que compuseram o Eixo Roma-Berlim-Tóquio foi fundamental para a vitória alemã até 1941, quando forças militares dos Estados Unidos entraram no conflito. (Incorreta)

 

Os militares brasileiros não participaram da Segunda Guerra Mundial ao lado das forças do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), mas sim ao lado dos Aliados ( Inglaterra, França, União Soviética, Estados Unidos etc), e isso aconteceu somente a partir de 1942, quando o governo brasileiro declarou guerra às potências do Eixo, após acordos internacionais estabelecidos com os EUA, em 1941, e depois da reação da Alemanha à cooperação do Brasil para com os Aliados, momento em que aquela torpedeou e afundou nove navios brasileiros, em 1942.  

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *