O Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.
- A) A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista.
- B) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
- C) Eclodiu a Intentona Comunista.
- D) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos.
- E) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.
Gabarito: ALTERNATIVA E
O Estado Novo foi um período da chamada “Era Vargas”, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.
- a) A população paulista deflagrou a chamada Revolução Constitucionalista.
Em 1932, o estado de São Paulo se levantou em armas contra o poder central para exigir uma nova Constituição Federal. Com a Revolução de 1930, foi estabelecido um Governo Provisório e foi suspendida a Constituição de 1891, em vigor na ocasião. No entanto, Vargas ia permanecendo na presidência sem restabelecer uma ordem constitucional. Por isso, São Paulo se levantou na Revolução Constitucionalista, exigindo o fim do governo de arbítrio. No entanto isso se deu durante o Governo Provisório (1930-1934), e não durante o Estado Novo (1937-1945). Alternativa errada.
- b) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
O caminho mais fácil para descartar esta alternativa seria observar a cronologia: o Estado Novo foi iniciado por um golpe de Estado em 1937 - ou seja, não se pode associá-lo a um processo de 1930. Mas, de fato, em novembro de 1930 foi estabelecido o Ministério da Educação e Saúde num contexto de grandes reformas administrativas e institucionais. Alternativa errada.
- c) Eclodiu a Intentona Comunista.
A Intentona Comunista ocorreu em 1935, durante o chamado Governo Constitucional (1934-1937). Na oportunidade, comunistas financiados pela Internacional Comunista e liderados por Luís Carlos Prestes se levantaram em armas em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Recife. No entanto, foram rapidamente dominados pelas forças legais e o levante foi esmagado com grande violência em poucas horas. Alternativa errada.
- d) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia os sindicatos como órgãos consultivos.
A Lei de Sindicalização foi promulgada em 1931. Na oportunidade, Vargas tentava tragar para dentro do Estado o apoio dos trabalhadores e dos empresários. Colocar os sindicatos como órgãos consultivos do Estado fez com que essas organizações passassem a sofrer intensa vigilância e intervenção branda pelo governo federal. Alternativa errada.
- e) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força Expedicionária Brasileira.
Em 1942, em decorrência da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e do torpedeamento de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães, o Brasil decretou estado de beligerância contra as potências do Eixo. Entre 1942 e 1944, foi composta a Força Expedicionária Brasileira para enviar tropas para o teatro de operações na Europa. Com apoio dos Estados Unidos, o Brasil iria à guerra e desembarcaria seus soldados na Itália em 1944 para participar do esforço aliado na libertação italiana. Enviando forças terrestre e aérea, a FEB teria um desempenho destacado no cenário italiano, ajudando no rompimento da Linha Gótica e no avanço aliado. ALTERNATIVA CORRETA.
Note o estudante que a questão não fazia mais do que pedir que o estudante conhecesse os marcos temporais do Estado Novo (1937-1945) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com isso, era mais do que suficiente para a resolução da questão sem maior dispêndio de tempo. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário