Continua após a publicidade..
O êxito da Revolução de 1930 dependeu em essência do papel desempenhado pelos militares, mas o Exército não atuou como uma força homogênea, cuja iniciativa é determinada, hierarquicamente, a partir da cúpula. O setor militar mais dinâmico na articulação do movimento, representado pelos “tenentes”, encontrava-se, a rigor, fora do aparelho militar do Estado, pois muitos de seus membros haviam sido afastados das fileiras do Exército. No interior das Forças Armadas, enquanto os altos escalões estavam bastante divididos, alguns quadros situados entre estes e os “tenentes” — caso típico do general Góes Monteiro — assumiram o comando das operações, com amplo apoio da base.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
$@$v=v1.13-rv2$@$
A alternativa correta é letra A) Certo
A afirmação está correta porque, durante a Revolução de 1930, o Exército não atuou como uma força homogênea e unida. Os "tenentes", um grupo de oficiais mais jovens e progressistas, desempenharam um papel fundamental na articulação do movimento, mas muitos deles haviam sido afastados das fileiras do Exército.
No interior das Forças Armadas, os altos escalões estavam divididos, mas alguns quadros intermediários, como o general Góes Monteiro, assumiram o comando das operações e contaram com o apoio da base. Isso demonstra que o Exército não atuou como uma força unida e hierarquicamente organizada, mas sim com diferentes setores e grupos exercendo influência e poder.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário