Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O governo brasileiro adotou uma posição neutra no início da Segunda Guerra Mundial. Não manifestou seu apoio nem aos Aliados nem aos países do Eixo, apesar de mostrar clara simpatia pelos regimes fascistas.


(…) Porém, a pressão norte-americana forçou o governo Vargas a se posicionar. Em janeiro de 1942, o Brasil rompeu relações com os países do Eixo. A declaração de guerra contra a Alemanha veio em agosto do mesmo ano (…).


Em 1944, foram enviadas dezenas de milhares de soldados brasileiros para lutar na Europa. (…).


A participação do Brasil na luta contra os regimes ditatoriais criou uma contradição que acabou por enfraquecer as bases do Estado Novo. (…) com a realização de diversas manifestações pela democratização do país.


Cláudio Vicentino. Projeto Radix: história

De acordo com o texto e seus conhecimentos, pode-se afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a participação na guerra contribuiu para a redemocratização do Brasil.

 

Gabarito: Letra C

 

( a participação na guerra contribuiu para a redemocratização do Brasil.)

  

A participação do Brasil na guerra criou uma contradição que acabou por enfraquecer o governo: o mesmo Estado que lutava contra os nazifascistas mantinha, “em casa”, um regime ditatorial. Nesse contexto, a oposição a Vargas ganhou força, com a realização de diversas manifestações, como o chamado Manifesto dos Mineiros, nos quais políticos e empresários de Minas Gerais publicaram um documento exigindo eleições gerais e a elaboração de uma nova Constituição.

 

Cedendo às pressões, Vargas estabeleceu uma data para as eleições: 2 de dezembro de 1945.

 

Além dessa, efetivaram-se no Brasil outras conquistas democráticas, como a libertação de presos políticos e o retorno de exilados. Foram organizados também novos partidos para a disputa eleitoral, entre os quais se destacavam: a UDN (União Democrática Nacional): reunia principalmente industriais, banqueiros, grandes proprietários, membros da classe média e da imprensa; o PSD (Partido Social-Democrático) formado basicamente por industriais, banqueiros e grandes proprietários que apoiavam Getúlio Vargas ; o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) composto de setores do movimento sindical ligados a Getúlio Vargas e o PCB (Partido Comunista do Brasil) retirado da ilegalidade, agregava os movimentos de esquerda.

 

Entre os trabalhadores urbanos, a popularidade do presidente continuava alta, e diversas manifestações de rua pediam sua candidatura à presidência. Com o lema Queremos Getúlio, o chamado movimento Queremista alastrou-se por todo o país.

 

Temendo que Vargas tramasse um novo golpe para manter-se no poder, membros do alto escalão das Forças Armadas, depuseram o presidente em 29 de agosto de 1945.

 

Realizadas na data prevista, as eleições deram vitória a Dutra. Começava uma nova fase da história brasileira, marcada pela sucessão de governos democráticos.

  

Por que as demais estão incorretas?

  

Letra A: a sociedade brasileira pressionou o governo a lutar contra a democracia.

 

A sociedade brasileira pressionou o governo a abrir o regime em direção à democracia, pondo fim ao estado de exceção que se organizou em 1937.

 

Letra B: o apoio aos fascistas levou o Brasil a entrar na guerra ao lado da Alemanha.

 

O Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados e contra o Eixo.

 

Letra D: o rompimento do Brasil com os Aliados gerou a oposição norte-americana.

 

O Brasil não rompeu com os Aliados. Pelo contrário, o governo brasileiro rompeu com o Eixo.

 

Letra E: a mobilização de recursos para a guerra fortaleceu a ditadura no Brasil.

 

A mobilização de recursos para a guerra, bem como o final dela com a derrota das forças do Eixo contribuíram para o enfraquecimento da ditadura no Brasil.

 

Referências:

 

SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

 

VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *