O Governo Vargas, a partir de 1937, implementou uma política de colonização conhecida como Marcha para o Oeste. Essa política tinha quais objetivos principais?
- A) Estabelecer contato com nações indígenas e distribuir terras para os sem terras.
- B) Garantir a manutenção da fronteira com os países do Cone Sul e a posse definitiva da Amazônia.
- C) Povoar os espaços vazios do país e promover a integração política dessas regiões.
- D) Reverter o êxodo rural e homogeneizar a distribuição demográfica do país.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Povoar os espaços vazios do país e promover a integração política dessas regiões.
Gabarito: Letra C
Povoar os espaços vazios do país e promover a integração política dessas regiões.
A chamada "Marcha para o Oeste" foi empreendida pelo governo Vargas tendo como principal objetivo a integração territorial do país. Atuando nas regiões norte e centro-oeste, podemos definir a marcha como uma das faces da política econômica de Getúlio Vargas.
Dentre as principais ações da Marcha para o Oeste, podemos destacar a criação de colônias agrícolas, responsáveis por povoar espaços vazios do território nacional e realizar uma espécie de reforma agrária.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Estabelecer contato com nações indígenas e distribuir terras para os sem terras.
Não foi um dos objetivos da Marcha para o Oeste estabelecer contato com nações indígenas, a tentativa de contato seria a consequência da proposta de integração econômica da região, essa sim estava entre os principais objetivos da marcha.
Letra B: Garantir a manutenção da fronteira com os países do Cone Sul e a posse definitiva da Amazônia.
Não foi um dos objetivos da Marcha para o Oeste garantir a manutenção da fronteira com os países do Cone Sul, seus objetivos estavam relacionados a ocupação de vazios territoriais do país. Além disso, no período Vargas a Amazônia já fazia parte do território brasileiro.
Letra D: Reverter o êxodo rural e homogeneizar a distribuição demográfica do país.
A “Marcha para o oeste” não pretendia homogeneizar a distribuição demográfica do país, tanto que o desenvolvimento populacional dessas regiões seria realizado com voluntários vindos principalmente da região nordeste do país, sua pretensão era a ocupação dos vazios territoriais e o desenvolvimento de uma integração nacional.
Referências:
DOSSIÊ O Governo de Juscelino Kubitschek. FGV CPDOC. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/ConquistaOeste#:~:text=A%20criação%201937%20do%20Departamento,integração%20territorial%20para%20o%20país Acesso em 18 de fevereiro de 2022.
SILVA, Daniel Neves. "Estado Novo e a Marcha para o Oeste"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/estado-novo-marcha-para-oeste.htm Acesso em 18 de fevereiro de 2022.
Deixe um comentário