O texto abaixo é um trecho do discurso de um Presidente da República apresentando os pontos principais do seu programa de governo:
“Concessão de anistia … difusão intensiva de ensino público … Instituir o Ministério do Trabalho destinado a superintender a questão social, o amparo e a defesa do proletariado urbano e rural. Promover sem violência a extinção progressiva do latifúndio, protegendo a organização da pequena propriedade, protegendo a transferência de lotes de terra de cultura ao trabalhador agrícola, estimulando-o a construir, com suas próprias mãos, em terra própria, o edifício de sua prosperidade.”
(IN: Discursos Selecionados do Presidente da República. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2010, p. 54)
O discurso acima é do presidente:
- A) Eurico Gaspar Dutra com a redemocratização em 1946.
- B) Jânio Quadros, após a sua posse em 1961.
- C) Getúlio Vargas, na posse do Governo Provisório em 1930.
- D) João Goulart, ao implantar as reformas de base.
- E) Juscelino Kubitschek, ao anunciar o seu plano de metas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Getúlio Vargas, na posse do Governo Provisório em 1930.
Gabarito: Letra C (Getúlio Vargas, na posse do Governo Provisório em 1930.)
Essa questão ficou fácil de ser resolvida quando o discurso abordou a criação do Ministério do Trabalho. Foi no governo de Getúlio Vargas que ocorreu a criação desse órgão.
Portanto, tal discurso só poderia ser dessa figura política. Para completar a nossa resposta, esse trecho é parte do discurso de Getúlio Vargas quando tomou posse como chefe do Governo Provisório em 1930, após o golpe contra a posse de Júlio Prestes.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Eurico Gaspar Dutra com a redemocratização em 1946.
Como o trecho forneceu uma dica não poderia ser um discurso de Eurico Gaspar Dutra, uma vez que o Ministério do Trabalho já havia sido criado.
Letra B: Jânio Quadros, após a sua posse em 1961.
Como o trecho forneceu uma dica não poderia ser um discurso de Jânio Quadros, uma vez que o Ministério do Trabalho já havia sido criado.
Letra D: João Goulart, ao implantar as reformas de base.
Como o trecho forneceu uma dica não poderia ser um discurso de João Goulart, uma vez que o Ministério do Trabalho já havia sido criado. Além disso, as reformas de Base não chegaram a ser implantadas devido ao golpe civil-militar.
Letra E: Juscelino Kubitschek, ao anunciar o seu plano de metas.
Como o trecho forneceu uma dica não poderia ser um discurso de Juscelino, uma vez que o Ministério do Trabalho já havia sido criado.
Referências:
BRASIL. Discursos selecionados do Presidente Getúlio Vargas. Brasília: FUNAG, 2009.
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 9° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
Deixe um comentário