Observe a imagem a seguir.
O Queremismo foi um movimento surgido em maio de 1945 que visava defender a continuidade do presidente Getúlio Vargas no poder. Sendo assim, é correto afirmar que o Queremismo resultou
- A) em um movimento militar liderado pelo Marechal Eurico Gaspar Dutra que depôs o presidente Getúlio Vargas e instituiu um período ditatorial por cinco anos (1945- 1950) .
- B) na crescente participação popular e de setores sindicais, o que viabilizou a candidatura de Getúlio Vargas em 1945, que perdeu as eleições devido a fraudes eleitorais.
- C) na candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República em 1945, sendo eleito pela primeira vez com a maioria absoluta dos votos.
- D) em um movimento civil organizado por políticos de oposição, liderados por Carlos Lacerda, que articulam o Impeachment de Getúlio Vargas após denúncias de corrupção.
- E) na crescente desconfiança de alguns políticos e chefes militares de que Getúlio Vargas estava preparando um golpe para permanecer no poder, o que levou à sua deposição.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) na crescente desconfiança de alguns políticos e chefes militares de que Getúlio Vargas estava preparando um golpe para permanecer no poder, o que levou à sua deposição.
Gabarito: Letra E
No início de 1945, a vida política brasileira caminhava para a volta à democracia liberal. Vargas deu início à abertura política acabando com a censura à imprensa, fixando um prazo para as novas eleições e anistiando os presos políticos. As eleições foram marcadas para dezembro e tinham o objetivo de eleger deputados federais, senadores e o presidente da República. Concorriam ao cargo de presidente: o general Eurico Gaspar Dutra (PSD/PTB), a quem Vargas dizia apoiar, o brigadeiro Eduardo Gomes (UDN) e o engenheiro Yedo Fiúza (PCB).
Contudo, no decorrer da campanha eleitoral Vargas fazia um jogo dúbio. Ao mesmo tempo que dizia apoiar o general Eurico Dutra, incentivava o movimento popular que pedia a sua permanência no poder, o chamado queremismo, que era apoiado por membros do PTB e do PCB.
Setores da oposição, concentrados na UDN, e setores importantes do exército começaram a sentir-se ameaçados com o movimento. Temendo que Vargas impedisse a realização das eleições presidenciais e continuasse no poder, uniram forças para derrubá-lo da presidência.
Assim, em outubro de 1945, Vargas foi obrigado a renunciar quando tropas do Exército, lideradas pelos generais Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra, cercaram a sede do governo, o Palácio do Catete. A presidência foi assumida temporariamente por José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: em um movimento militar liderado pelo Marechal Eurico Gaspar Dutra que depôs o presidente Getúlio Vargas e instituiu um período ditatorial por cinco anos (1945- 1950).
Em 1945 Eurico Gaspar Dutra era general e não marechal, além disso, ele não instituiu um período ditatorial, na verdade, ele foi o primeiro presidente da democracia liberal, pós Estado Novo, e governou o país de 1945 a 1950.
Letra B: na crescente participação popular e de setores sindicais, o que viabilizou a candidatura de Getúlio Vargas em 1945, que perdeu as eleições devido a fraudes eleitorais.
Getúlio Vargas não concorreu à presidência da República em 1945. Vargas apoiou a candidatura de Eurico Dutra com o acordo de que ele preservasse as leis sociais e indicasse o PTB para comandar o Ministério do Trabalho. Contudo, nessas eleições de 1945, Vargas concorreu e foi eleito senador com grande votação nas cidades.
Letra C: na candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República em 1945, sendo eleito pela primeira vez com a maioria absoluta dos votos.
Getúlio Vargas não concorreu à presidência da República em 1945. Vargas apoiou a candidatura de Eurico Dutra com o acordo de que ele preservasse as leis sociais e indicasse o PTB para comandar o Ministério do Trabalho. Contudo, nessas eleições de 1945, Vargas concorreu e foi eleito senador com grande votação nas cidades.
Letra D: em um movimento civil organizado por políticos de oposição, liderados por Carlos Lacerda, que articulam o Impeachment de Getúlio Vargas após denúncias de corrupção.
Em 1945, não houve nenhum impeachment de Vargas por corrupção. Nesse ano a oposição se articulou para depor Vargas. O motivo foi o receio de que Getúlio Vargas desse um novo golpe para permanecer no poder.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário