Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe a imagem a seguir, que reproduz a capa de um cordel divulgado em 2010:

Durante a 2ª Guerra Mundial, o envio de tropas dos Estados Unidos da América para o Teatro de Operações foi viabilizado por meio de intensa negociação diplomática com os países latino-americanos, no bojo da “Política da Boa Vizinhança” do governo de F. D. Roosevelt. Nesse contexto, a aliança com o Brasil teve importância estratégica.

 

A partir da interpretação da xilogravura de Sebastião Palhares, conclui-se que a expressão “Trampolim da Vitória”, difundida na década de 1940, refere-se ao

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Nordeste brasileiro, que era o território americano mais próximo da África.

Gabarito: Letra A

 

(Nordeste brasileiro, que era o território americano mais próximo da África.)

 

A questão poderia ser resolvida com base na interpretação, pois o mapa mostra um movimento de trampolim, com uma rota saindo dos EUA, passando pelo Nordeste brasileiro e depois indo em direção ao continente africano.

 

A xilogravura foi produzida no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), principalmente nos anos da década de 1940, quando o Brasil rompe relações diplomáticas com o Eixo, principalmente após a Alemanha bombardear navios mercantes brasileiros no Atlântico, fato que mobilizou a opinião pública a clamar pela guerra.

 

Após o rompimento, o governo brasileiro aprofundou a negociação de acordos de natureza militar, estratégica e econômica com os EUA. Este forneceria armas e munições para o Brasil e investimentos e receberia como contrapartida a venda de material estratégico, como borracha e minerais. Importante salientar que o Brasil autorizou os EUA a reformar as bases militares de Belém, Natal e Recife, para que pudessem ser mais bem utilizadas e assim a região norte e nordeste nordestino adquiriram grande importância com a guerra, pois era dessas regiões que partiriam aviões e tropas para combate no norte da África.

  

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: Golfo da Guiné, cujos laços com o Brasil ganhavam força desde o período colonial.

 

Embora o mapa tenha uma parte da rota do "trampolim da vitória" na África Ocidental, cujo Golfo da Guiné está inserido, o foco recai mais sobre o papel do Nordeste como impulsionador das rotas para a África.

 

Letra C: Atlântico Sul, cenário de torpedeamentos por submarinos alemães bombardeados do céu.

 

As batalhas no Atlântico Sul ocorreram no mar, cujo principal cenário eram os torpedeamentos de submarinos alemães que atacavam navios de guerra e navios mercantes (comerciais). Um dos episódios da guerra resultou no ataque de submarinos alemães aos navios brasileiros, fato que levou o Brasil a declarar guerra contra o Eixo.

 

Letra D Litoral da África Ocidental, de onde os aviões norte-americanos decolavam rumo à Europa.

 

O litoral da África Ocidental não era a base de ataque, mas o destino. Os aviões norte-americanos chegavam ao litoral da África Ocidental para combater a guerra no front norte africano, pois as tropas do Eixo estavam estacionadas nessa região.

 

Letra E: Sul dos Estados Unidos da América, que forneceu o maior contingente de soldados para o front.

 

Qualquer região dos EUA seria o ponto inicial das rotas em direção ao continente africano e não a base de lançamento para o teatro de operações.

  

Referência:

 

VIDIGAL, Carlos Eduardo e DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. História das relações internacionais do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2014.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *