Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os generais abaixo-assinados, de pleno acordo com o Ministro da Guerra, declaram-se dispostos a promover uma ação enérgica junto ao governo no sentido de contrapor medidas decisivas aos planos comunistas e seus pregadores e adeptos, independentemente da esfera social a que pertençam. Assim procedem no exclusivo propósito de salvarem o Brasil e suas instituições políticas e sociais da hecatombe que se mostra prestes a explodir.

 

Ata de reunião no Ministério da Guerra, 28/09/1937. BONAVIDES, P.; AMARAL, R.

Textos políticos da história do Brasil, v. 5. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

 

Levando em conta o contexto político-institucional dos anos 1930 no Brasil, pode-se considerar o texto como uma tentativa de justificar a ação militar que iria

Resposta:

A alternativa correta é letra D) instituir a ditadura do Estado Novo, cancelando as eleições de 1938 e reescrevendo a Constituição do país.

GabaritoLetra D

 

Instituir a ditadura do Estado Novo, cancelando as eleições de 1938 e reescrevendo a Constituição do país.

 

A ata de reunião no Ministério da Guerra data de 28 de setembro de 1937, menos de dois meses antes do golpe de Estado empreendido por Getúlio Vargas, em 10 de novembro, sob a justificativa de que era preciso conter uma ameaça comunista, inventada pelo próprio governo visando justificar a instalação de uma ditadura no país, que ficaria conhecida como Estado Novo.

 

O golpe foi empreendido pouco antes de cumprir-se o período constitucional para o fim do mandado de Getúlio Vargas. De acordo com as regras presentes na Constituição de 1934, seu mandato terminaria em 1938 quando seria substituído na presidência pelo candidato que vencesse as eleições de 1937. Contudo, a suposta descoberta de um plano comunista, chamado de Plano Cohen, pelo serviço secreto do Exército possibilitou que fosse decretado estado de guerra para “combater o perigo comunista” e com isso Vargas teve seus poderes aumentados e a polícia varguista prendeu grande número de adversários do governo, liberando o caminho para que Getúlio Vargas, com poderes autoritários e apoiados pelas forças armadas e pelas elites políticas, desse o golpe de 1937 e outorgasse um nova Constituição, de cunho autoritário, para o país.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: debelar a chamada Intentona Comunista, acabando com a possibilidade da tomada do poder pelo PCB.

 

A intentona comunista ocorreu e m 1935 e ata de reunião no Ministério da Guerra data de 28 de setembro de 1937. Ou seja, não poderia ter sido redigida com o objetivo de debelar a intentona comunista que já havia sido derrotada em 1935.

 

Letra B: reprimir a Aliança Nacional Libertadora, fechando todos os seus núcleos e prendendo os seus líderes.

 

A Aliança Nacional Libertadora foi declarada ilegal e fechada em junho de 1935, sendo seus líderes presos também nessa data. Ou seja, bem antes da ata ser redigida.

 

Letra C: desafiar a Ação Integralista Brasileira, afastando o perigo de uma guinada autoritária para o fascismo.

 

Os integralistas ajudaram na farsa do Plano Cohen e inicialmente não foram perseguidos com a instalação da ditadura varguista. Com a extinção dos partidos políticos em 1937, a Ação Integralista Brasileira transformou-se em uma associação cultural, sendo declarada ilegal apenas em 1938, após o atentado a vida de Getúlio Vargas empreendido por um grupo de integralistas juntamente com líderes políticos de oposição.

 

Letra E: combater a Revolução Constitucionalista, evitando que os fazendeiros paulistas retomassem o poder perdido em 1930.

 

A de reunião no Ministério da Guerra é de 1937 e a Revolução Constitucionalista é de 1932, ou seja, bem anterior a ata apresentada pela questão.

 

Referência:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *