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Questões Sobre Era Vargas (1930-1945) - História - concurso

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381) Sobre os usos do rádio no governo ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1945), é correto afirmar que:

  • A) ao fundo dos discursos proferidos por Getúlio Vargas no rádio era aceitável o som dos “sambas da malandragem” como forma de diálogo com os trabalhadores.

  • B) o governo de Getúlio Vargas passou a regular o funcionamento do rádio e, por isso, permitia músicas estrangeiras e os discursos populares da classe trabalhadora.

  • C) o trabalhador era rechaçado pelos radialistas em seus programas, porque Getúlio Vargas não possuía a confiança e o voto dessa classe social.

  • D) a partir de 1934, o programa “Hora do Brasil” passou a ser transmitido pelas emissoras de rádio do país, servindo de veículo para as mensagens radiofônicas de Getúlio Vargas.

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A resposta correta é a letra D)

O governo de Getúlio Vargas utilizou o rádio como um importante instrumento de propaganda e controle social. Em 1934, foi criado o programa "Hora do Brasil", que passou a ser transmitido pelas emissoras de rádio do país, servindo de veículo para as mensagens radiofônicas de Getúlio Vargas. Este programa era uma ferramenta importante para o governo difundir suas ideias e políticas, além de promover a imagem do presidente.

As outras opções estão erradas porque:

  • A) É falso que os discursos de Getúlio Vargas no rádio eram acompanhados pelo som de "sambas da malandragem" como forma de diálogo com os trabalhadores. O governo Vargas não permitia essa mistura de gêneros musicais em seus programas oficiais.
  • B) O governo de Getúlio Vargas regulamentou o funcionamento do rádio, mas não permitia músicas estrangeiras ou discursos populares da classe trabalhadora. Pelo contrário, o governo controlava rigorosamente o conteúdo transmitido pelas emissoras de rádio.
  • C) É falso que o trabalhador era rechaçado pelos radialistas em seus programas. O governo Vargas buscou cooptar a classe trabalhadora para seu projeto político, e o rádio foi uma ferramenta importante para isso.

382) Analise as afirmativas relacionadas ao momento histórico em que se implantou o Estado Novo no Brasil (1937) e marque a opção correta.

  • A) Somente I está correta.
  • B) Somente II está coneta.
  • C) Somente III está correta.
  • D) Somente I e II estão corretas.
  • E) Somente I e III estão corretas.

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A alternativa correta é letra E) Somente I e III estão corretas.

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

Analise as afirmativas relacionadas ao momento histórico em que se implantou o Estado Novo no Brasil (1937) e marque a opção correta.

 
  • I. O mundo ocidental vivia uma fase de ascensão de governos autoritários e de fortalecimento do pensamento antiliberal.

Em 1937, a ascensão totalitária já era uma realidade estabelecida em vários países da Europa: Alemanha (A. Hitler), Itália (B. Mussolini), Portugal (A. Salazar), Espanha (F. Franco) e Hungria (M. Horthy). Na América, Brasil e Argentina também flertavam com o nazifascismo. Naquele momento, o liberalismo estava em profunda crise; afinal, o mundo vivia a Grande Depressão econômica sem que as democracias liberais conseguissem dar respostas rápidas e convincentes. Por outro lado, esses regimes totalitários conseguiam alcançar recuperações econômicas muito mais velozes sem passar pelas instabilidades políticas das democracias em crise. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • II. A tendência do mundo ocidental naquela conjuntura era a crença de que somente regimes políticos democráticos e pluripartidários podiam solucionar os graves problemas econômicos e sociais.

Note que o estudante que esta afirmativa era mutuamente excludente com a anterior. Como esclarecido acima, as democracias liberais estavam em grave crise naquele final da década de 1930, enquanto o totalitarismo crescia. Há de se lembrar que a União Soviética também estava desenvolvendo um robusto processo de industrialização praticamente sem se conectar com a economia internacional. Ou seja, no outro extremo do espectro político, também surgiam soluções que não pareciam existir nas democracias liberais. Afirmativa errada.

 
  • III. A grande depressão vivenciada pela economia norte-americana desde 1929 alimentara a descrença na liberal-democracia.
 

A partir da quebra da Bolsa de Nova Iorque e da Crise de 1929, a economia mundial passou por uma grave retração com a contaminação de praticamente todas as economias nacionais. O colapso do mundo financeiro americano, o sistema capitalista se via a nu numa crise de excesso de oferta, superaquecimento econômico, contração generalizada do crédito e disparo inédito das desconfianças mútuas. O contágio generalizado das economias a partir do curto-circuito nos Estados Unidos levou a uma recessão generalizada por todas as economias capitalistas, o que foi respondido, via de regra, com medidas protecionistas que, no médio prazo, aprofundavam os sintomas da crise. Durante a década de 1930, o mundo viveu um severo descrédito do liberalismo e das suas instituições, incluindo as democracias representativas. Não foi acaso a ascensão e o fortalecimento das alternativas totalitárias pela Europa durante aquele período. A instabilidade política foi decisivamente alimentada pela crise econômica, redundando em grandes dificuldades para o mundo capitalista. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 

Assim, são verdadeiras as afirmativas I e III.

 

a)  Somente está correta.
b) Somente II está coneta.
c)  Somente III está correta.
d)  Somente II estão corretas.
e)  Somente I e III estão corretas.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

383) Getúlio Vargas parecia entender melhor nossa formação. Ele procurava manter-se, no plano internacional, equidistante em relação tanto ao imperialismo ianque [norte-americano] como ao imperialismo germânico. Esse jogo não era facilmente entendido pelo estado-maior das Forças Armadas.

  • A) aderiu ao bloco liderado pelo Império Alemão, em função da afinidade ideológica da ditadura brasileira com o nazismo.

  • B) conseguiu manter a neutralidade nas relações internacionais, deixando de enviar tropas para combater na Segunda Guerra.

  • C) explorou habilmente a oposição entre os imperialismos norte-americano e alemão, em confronto na Guerra Fria.

  • D) aproveitou-se da rivalidade entre as potências, mas acabou aceitando o empréstimo norte-americano para instalar uma siderúrgica.

  • E) contrariou a cúpula militar brasileira ao adotar uma posição de isolamento no conflito mundial, o que provocou sua queda do poder.

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A alternativa correta é letra D) aproveitou-se da rivalidade entre as potências, mas acabou aceitando o empréstimo norte-americano para instalar uma siderúrgica.

Getúlio Vargas adotou uma postura de equidistância em relação ao imperialismo norte-americano e germânico durante o Estado Novo. Apesar de explorar a rivalidade entre as potências, acabou aceitando empréstimos norte-americanos para implementar projetos industriais, como a instalação de uma siderúrgica, mostrando assim uma certa dependência em relação aos Estados Unidos.

384) Acerca das razões apontadas para o final do Estado Novo (1937-1945) no Brasil, observe as proposições abaixo.

  • A) I, II e III.
  • B) I e II apenas.
  • C) I e III apenas.
  • D) II e III apenas.

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Resposta

A alternativa correta é letra C) I e III apenas.

Explicação

A razão principal para o final do Estado Novo foi a contradição entre a luta contra regimes autoritários e centralizadores na Segunda Guerra Mundial e a manutenção de um regime antidemocrático e centralizador no Brasil (proposição I). Além disso, a nomeação de Benjamin Vargas, irmão de Getúlio Vargas, para o cargo de chefe de polícia do Distrito Federal, desagradou profundamente aos setores militares, contribuindo para a queda do regime (proposição III).

Já a proposição II não é uma razão direta para o final do Estado Novo, pois a criação e organização de partidos políticos compostos por adversários do regime foi uma consequência da perda de apoio popular e militar ao regime, e não a causa principal de sua queda.

385) Especialmente a partir das primeiras décadas do século XX, o mundo assistiu à expansão e à consolidação das diferentes e complexas redes de produção de riquezas. A economia cada vez mais se globaliza, mas, a despeito de muitos resultados positivos, ela não consegue ficar imune às crises, algumas das quais de grande dimensão e com dramáticos resultados sociais e políticos.

  • A) Certo
  • B) Errado
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Resposta

A alternativa correta é letra B) Errado

Explicação

O Estado Novo getulista, implantado por Getúlio Vargas em 1937, foi um regime autoritário e centralizador, que suprimiu as liberdades individuais e a democracia representativa. Foi caracterizado pela concentração de poderes nas mãos do presidente, pela supressão dos partidos políticos e pela censura à imprensa. Portanto, não pode ser considerado um modelo de democracia representativa.

386) Na órbita dos Estados Unidos.

  • A) Orientar e centralizar a propaganda interna e externa.
  • B) Fazer censuras às produções artísticas.
  • C) Dirigir programa de radiodifusão oficial do governo.
  • D) Fiscalizar manifestações cívicas e festas patrióticas.

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A alternativa correta é letra D) Fiscalizar manifestações cívicas e festas patrióticas.

Gabarito: Letra D

 

Fiscalizar manifestações cívicas e festas patrióticas.

 

O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão diretamente ligado à presidência da República e responsável por produzir e coordenar a propaganda política do governo, bem como exercer censura aos meios de comunicação (rádio, cinema, teatro, obras literárias e imprensa), não tinha como tarefa a fiscalização de manifestações cívicas e festas patrióticas.

 

A questão pede que apontemos qual das alternativas não apresenta uma responsabilidade do DIP, dessa forma, todas as demais alternativas apresentam funções desse departamento.

 

Letra A: Orientar e centralizar a propaganda interna e externa.

 

Orientar e centralizar a propaganda interna e externa do governo foi sim uma das atribuições do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Estado Novo.

 

Letra B: Fazer censuras às produções artísticas.  

Fazer censuras às produções artísticas desenvolvidas durante o Estado Novo foi sim uma das atribuições do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

 

Letra C: Dirigir programa de radiodifusão oficial do governo.  

Outra das atribuições do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi a produção e direção do programa radiofônico de transmissão obrigatória em todas as rádios, chamado de Hora do Brasil, que divulgava as realizações do governo Vargas.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

387) Espécie de rebelião com objetivo de derrubar um presidente do Brasil e tomar o poder. Liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), foi rapidamente combatida pelas forças de segurança nacional. Foi um movimento que ganhou adeptos dentro dos batalhões, principalmente de militares de baixa patente. Os revolucionários conseguiram tomar o poder durante 3 dias dentro de estados brasileiros.

  • A) Revolta do Forte de Copacabana.
  • B) Intentona Comunista.
  • C) Revolução Farroupilha.
  • D) Comuna de Manaus.

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A alternativa correta é letra B) Intentona Comunista.

Gabarito: Letra B

 

Intentona Comunista.

 

A chamada Revolta (ou Intentona) Comunista ocorreu em novembro de 1935, através de uma série de rebeliões ocorridas nos batalhões de Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). A falta de organização fez com que essas rebeliões fossem rapidamente reprimidas pelas forças governamentais.

A Intentona não possuiu uma liderança única, sendo promovida por comunistas que participavam da Aliança Nacional Libertadora (ANL), antes dela ser fechada e colocada na ilegalidade em junho de 1935. Após sua extinção Prestes e o Partido Comunista passaram a usar a sigla visando desencadear um movimento revolucionário de cunho comunista.

Contudo, a revolta iniciou-se em Natal, sem que Prestes e seus assessores soubessem, quando em 23 de novembro eclodiu uma rebelião de soldados e sargentos do Exército, que inconformados com punições sofridas tomaram o quartel, a sede de polícia e os correios, instalando um Comitê Popular Revolucionário, após a fuga do governador do Estado

As decisões tomadas em Natal pelo Comitê Popular Revolucionário instalado (distribuição de alimentos pelo comércio para a população, requisição de carros e dinheiro, arrombamento dos cofres dos bancos) transformaram a cidade numa grande confusão, e o movimento fracassou com a chegada de tropas leais ao governo.

Em Recife, uma instalação militar foi tomada e armas foram distribuídas à população, mas a maioria das pessoas não tiveram interesse em participar da revolução e essa acabou sufocada.

No Rio de Janeiro, as movimentações começaram após Prestes tomar conhecimento das revoltas iniciadas em Natal e Recife, porém apenas uma instalação militar foi tomada pelos militares seguidores de Luís Carlos Prestes, o 3º Regimento de infantaria na Praia Vermelha, no bairro Urca, tendo sido insuficiente para derrotar as forças leais ao governo.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Revolta do Forte de Copacabana.
 

A Revolta do Forte de Copacabana foi anterior à criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) citada pelo trecho de texto apresentado na questão. A ANL foi criada em março de 1935 e a Revolta do Forte de Copacabana ocorreu no Rio de Janeiro, em 05 de julho de 2022.

 

Letra C:  Revolução Farroupilha.
 

A Revolução Farroupilha foi anterior à criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) citada pelo trecho de texto apresentado na questão. A ANL foi criada em março de 1935 e a Revolução Farroupilha ocorreu no Rio Grande do Sul entre 1835 a 1845.

 

Letra D: Comuna de Manaus.

 

A Comuna de Manaus foi anterior à criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) citada pelo trecho de texto apresentado na questão. A ANL foi criada em março de 1935 e a Comuna de Manaus ocorreu no contexto dos movimentos tenentistas, em1924, no Estado do Amazonas.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

LISANTI, Luís. O Movimento Revolucionário de 1924 a 1927: Um apelo à Revolta e um Testemunho, in Anais de História. ASSIS, 4:75-100, 1972.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

388) Leia atentamente o descritivo bibliográfico e assinale a alternativa que apresenta o nome da personagem histórica de destaque.

  • A) Olga Benário Prestes.
  • B) Anne Frank.
  • C) Elisabeth von Thadden.
  • D) Maria von Maltzan.

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A alternativa correta é letra A) Olga Benário Prestes.

Gabarito: Letra A

 

Olga Benário Prestes.

 

O trecho trazido pela questão faz referência à Olga Benário Prestes, agente alemã recrutada no IV Departamento do Estado-Maior do Exército Vermelho, agência de segurança militar soviética, e que foi designada para garantir a segurança de Luís Carlos Prestes no Brasil.

 

Olga recebeu intenso treinamento militar. Estava apta a pilotar aviões e saltar de paraquedas, além de atirar extraordinariamente bem. Ajudou Prestes na preparação do levante de 1935 que pretendia derrubar Getúlio Vargas. Desbaratada a tentativa do levante, Olga foi presa, julgada pelo Tribunal de Segurança Nacional, deportada para a Alemanha, colocada em um campo de concentração onde morreria em 1942.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: Anne Frank.

 

Jovem judia de origem alemã chamada Anne Frank foi obrigada a mudar-se com a família para a Holanda, por conta das perseguições do nazismo. Em maio de 1940, porém, esse país também foi ocupado pelos nazistas e a família de Anne passou a viver em um esconderijo. Ali ela escreveu um diário no qual narrou o terror vivido pelos judeus naquele período. Em 1944, Anne Frank e sua família foram descobertos e presos pelos nazistas. A jovem judia morreu no inverno de 1944-1945, num campo de concentração na Alemanha.

 

Letra C: Elisabeth von Thadden.

 

Foi uma educadora alemã contrária às políticas de segregação promovidas pelos nazistas. Acabou sendo morta em um campo de concentração.

 

Letra D: Maria von Maltzan.

 

Foi uma veterinária e bióloga alemã que também atuou na resistência ao nazismo.

 

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 9° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

FEMBIO. https://www.fembio.org/english/biography.php/woman/biography/maria-graefin-von-maltzan/

 

NETO, Lira. Getúlio (1930-1945). Do governo provisório à ditadura do Estado Novo. Volume 2. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

 

THE GERMAN RESISTANCE MEMORIAL CENTER. https://www.gdw-berlin.de/en/recess/biographies/index_of_persons/biographie/view-bio/elisabeth-von-thadden/?no_cache=1

389) A construção do Estado nacional esteve no centro das atenções das elites brasileiras no século XIX. A educação era um instrumento indispensável para tal empreendimento e o ensino de História o meio de difusão de uma História nacional. Este é o contexto em que se configura a História como uma disciplina escolar no Brasil. Sobre o ensino de História no Brasil no século XIX, avalie se é correto afirmar que:

  • A) apenas a afirmativa I está correta.

  • B) apenas a afirmativa II está correta.

  • C) apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • D) apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • E) todas as afirmativas estão corretas.

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Explicação:

I. A questão da identidade nacional em um país diversificado étnica e culturalmente esteve presente na narrativa historiográfica brasileira. Isso é correto, pois a construção de um sentimento de identidade nacional foi uma preocupação central das elites brasileiras no século XIX.

II. O Colégio Pedro II, criado em 1837, introduziu o ensino de História nas oito séries, servindo assim como modelo para as demais escolas do Império. Esta afirmativa também está correta, pois o Colégio Pedro II foi um importante estabelecimento de ensino que influenciou a educação no Brasil Imperial, incluindo o currículo de História.

III. A preocupação com o resgate da história dos vencidos foi uma preocupação presente no ensino de História durante o século XIX. Esta afirmativa está incorreta, pois o enfoque historiográfico nesse período era predominantemente elitista e eurocêntrico, com pouca ou nenhuma atenção às histórias dos grupos marginalizados ou vencidos.

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390)

  • A) se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B) se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C) se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

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A alternativa correta é letra B) se somente a afirmativa II estiver correta.

Gabarito: Letra B

 

Se somente a afirmativa II estiver correta.

 

Vejamos as alternativas:

 

I. O primeiro quadro (1931) faz referência à aproximação entre os interesses centralizadores do Governo Provisório e o tenentismo, como exemplificado pela nomeação de Juarez Távora para o governo de São Paulo. (INCORRETA)

 

O primeiro quadro faz referência ao primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), chamado de Governo Provisório (1930-1934), instalado logo após a Revolução de 1930 (também chamado de Golpe de 1930), movimento que contou com grande participação do tenentismo. Contudo, não houve a nomeação de Juarez Távora para o governo de São Paulo como aponta a afirmativa. O interventor militar ligado ao tenentismo nomeado para administrar o Estado de São Paulo logo no início desse governo provisório foi o pernambucano João Alberto.


II. O segundo quadro (1935) faz referência aos dois polos opostos que dinamizavam o quadro político depois de promulgada a Constituição de 1934: a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). (CORRETA)

 

No segundo quadro, que representa o período do Governo Constitucional (1934-1937) da Era Vargas, Getúlio Vargas declara a intenção de lutar energeticamente contra os excessos da esquerda e da direita. Tal frase faz referência aos fortes embates entre esses dois grupos no período Constitucional, representados pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), à esquerda, e pela Ação Integralista Brasileira (AIB), à direita.


III. O terceiro quadro (1937) faz referência ao fechamento do Congresso, à criação do Estado Novo e à unificação dos partidos políticos, sob a legenda da Ação Integralista Brasileira (AIB). (INCORRETA)

 

O terceiro quadro, que representa o período ditatorial da Era Vargas, o Estado Novo (1937-1945), diz respeito ao golpe de Estado efetivado por Getúlio em 1937, que levou ao fechamento do Congresso Nacional e à supressão das atividades e das instituições da democracia representativa (eleições, parlamentos municipais, estaduais e federal, partidos políticos). Assim, não houve a unificação dos partidos políticos sob uma única legenda, a da Ação Integralista Brasileira, mas sim a extinção de todos os partidos políticos.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

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