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Questões Sobre Era Vargas (1930-1945) - História - concurso

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491) Ao longo da república, na sociedade brasileira, o exercício da cidadania sofreu transformações associadas a ações estatais promotoras de maior inclusão política e social, dentre as quais cita-se o(a)

  • A) voto feminino, a partir de 1934.
  • B) seguro desemprego, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
  • C) direito de voto para os analfabetos, a partir de 1946.
  • D) reconhecimento da liberdade sindical, a partir de 1937.
  • E) proteção dos direitos indígenas, a partir de 1891.

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A alternativa correta é letra A) voto feminino, a partir de 1934.

Gabarito: Letra A

 

A questão versa sobre os direitos promovidos pelo Estado brasileiro ao longo da República. Analisemos as alternativas em busca da correta.

 

a)  voto feminino, a partir de 1934.

 

Correta: Na Constituição de 1934, o direito ao voto foi estendido às mulheres, contudo, dois anos antes, em 1932, o governo provisório criou uma lei que instituía o primeiro Código Eleitoral brasileiro e que tinha entre as suas determinações o estabelecimento do voto feminino permitindo que as mulheres brasileiras pudessem votar nas eleições para a Assembleia Constituinte, realizadas em maio de 1933, ainda assim, constitucionalmente, somente a partir de 1934 as mulheres brasileiras de forma geral adquiriram o direito de votar.


b)  seguro desemprego, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Incorreta: O seguro-desemprego não foi instituído pela CLT, mas sim pelo decreto-lei n. 2.283 de 1986 e, posteriormente à Constituição de 1988, passou a integrar o Programa do Seguro Desemprego.


c)  direito de voto para os analfabetos, a partir de 1946.

 

Incorreta: A Constituição de 1946 não concedeu direito de voto aos analfabetos, esse direito só foi concedido, de forma facultativa, na Constituição de 1988.


d)  reconhecimento da liberdade sindical, a partir de 1937.

 

Incorreta: A Constituição autoritária de 1937 não reconhecia a liberdade sindical. Pelo contrário, extinguiu partidos políticos, suspendeu as eleições democráticas e proibiu as greves e manifestações contrárias ao governo. O reconhecimento da liberdade sindical ocorreu apenas na Constituição de 1988.


e)  proteção dos direitos indígenas, a partir de 1891.

 

Incorreta: A proteção dos direitos indígenas ocorre a primeira vez a partir da Constituição de 1934, que resguardou a posse de suas terras vedando a sua alienação.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

SANTANA, A. G. de M.; SANTOS, D. de J. S.; SOUSA, N. M.; LEME, F. A. A. História da Previdência no Brasil até a Reforma Previdenciária e as imposições de dificuldades para a aposentadoria por idade para as mulheres. Revista Científica Intr@ciência, edição 23, maio/junho 2022.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

492) A ampliação do voto para as mulheres e a instituição do voto secreto são medidas asseguradas na

  • A) Constituição de 1891.
  • B) Constituição de 1934.
  • C) Constituição de 1946.
  • D) Constituição de 1967.
  • E) Constituição de 1988.

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A alternativa correta é letra B) Constituição de 1934.

Gabarito: Letra B

 

Com a mudança de regime na década de 1930, os intelectuais e juristas do novo governo decidiram romper com o sistema político eleitoral do período da República Velha.

 

Isso ficou muito claro com a Constituição de 1934 que assegurou as disposições trazidas pelo Código Eleitoral de 1932.

 

Este código inovou em matéria eleitoral ao trazer a extensão do direito de voto às mulheres, a criação da justiça eleitoral, a adoção do voto secreto e da representação proporcional e a exigência de que partidos e candidatos fossem registrados antes do dia das eleições.

 

Na carta de 1934, o direito de voto para as mulheres e a adoção do voto secreto foi consagrado nos artigos 108 e 52 respectivamente:

 

 Art 108 - São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei.  


 Art 52 - O período presidencial durará um quadriênio, não podendo o Presidente da República ser reeleito senão quatro anos depois de cessada a sua função, qualquer que tenha sido a duração desta. 
        § 1º - A eleição presidencial far-se-á em todo o território da República, por sufrágio universal, direto, secreto e maioria de votos, cento e vinte dias antes do término do quadriênio, ou sessenta dias depois de aberta a vaga, se esta ocorrer dentro dos dois primeiros anos. 

  

Resposta baseada nas fontes: 

 

BRASIL. Constituição de 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso: 12 dez. 2019.


NICOLAU, Jairo. Eleições no Brasil: do Império aos dias atuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

493) Durante a Era Vargas (1930-1945), em relação à Constituição Brasileira, o país viveu a seguinte situação:

  • A) Apoiado no fato de ter sido alçado ao poder por meio de um golpe de Estado, Vargas governou durante 15 anos sem uma Constituição.
  • B) Ao tomar posse por meio da Revolução de 1930, Vargas declarou inválida a Constituição imperial, em vigor desde 1824.
  • C) Para instaurar a ditadura do Estado Novo, iniciada em 1937, Vargas utilizou-se dos recursos dos Atos Institucionais.
  • D) A Constituição promulgada em 1934 trazia uma série de inovações, entre elas o voto feminino e uma série de leis trabalhistas.
  • E) Por intermédio da Revolução Constitucionalista de 1932, as oligarquias paulistas lutaram pela anulação da Constituição de 1930.

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A alternativa correta é letra D) A Constituição promulgada em 1934 trazia uma série de inovações, entre elas o voto feminino e uma série de leis trabalhistas.

Gabarito: Letra D

 

Com a mudança de regime na década de 1930, havia a necessidade de organizar o estado brasileiro. 

 

O Poder Legislativo havia sido extinto, os executivos estaduais eram chefiados pelos interventores e o país não tinha uma constituição.

 

Vargas demorou um tempo para convocar uma Assembleia Constituinte para formular a nova constituição. Somente a partir de 1933 é que os deputados começaram os trabalhos de redigir uma nova carte, que ficou pronta em 1934.

 

A Constituição de 1934 consagrou algumas inovações como o voto secreto, a extensão do direito de voto às mulheres, a criação da justiça eleitoral, a adoção do voto secreto e da representação proporcional e as diversas leis trabalhistas que já haviam sido decretadas nos anos de 1930-1934.


Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Está incorreta porque Vargas governo durante 15 anos com duas constituições. A primeira em 1934 que foi promulgada e a segunda em 1937 outorgada.

 

Letra B: Ao tomar o poder através da Revolução de 1930, a constituição de 1891 ficou sem efeito. A constituição de 1824 deixou de valer na proclamação da República.

 

Letra C: Os Atos Institucionais eram normas produzidas pelos governos durante a Ditadura Militar. Vargas governava através de Decretos-Leis.

 

Letra E: As oligarquias paulistas lutaram para retomar a autonomia que foi retirada com a chegada de Vargas ao poder e também lutaram para a constitucionalização do país. Não existiu uma constituição de 1930.

494) A “Era Vargas” está associada diretamente à construção de um arcabouço jurídico de direitos sociais, com destaque para a legislação trabalhista, mas também por restrições ao exercício de direitos civis e políticos. Mesmo durante o curto período de “Governo Constitucional”, entre 1934 e 1937, numerosos mecanismos jurídicos foram criados para flexibilizar ou para violar abertamente algumas garantias constitucionais.

  • A) O fechamento da Aliança Nacional Libertadora (ANL) como resposta quase imediata ao manifesto de Luís Carlos Prestes que pregava “todo poder aos sovietes”.

  • B) A promulgação da Lei de Segurança Nacional (LSN), após a Intentona Comunista, restringia ou eliminava garantias processuais para os acusados de crimes contra a segurança do Estado.

  • C) A criação do Tribunal de Segurança Nacional, em 1936, incrementou os mecanismos de aplicação da Lei de Segurança Nacional por meio de um tribunal de exceção subordinado à Justiça Militar.

  • D) A criação do DOPS, polícia política de Vargas, conferiu grandes poderes a seu chefe Filinto Müller, simpatizante do nazismo alemão.

  • E) A decretação do estado de guerra, em 1936 e 1937, foi justificada como reação ao crescimento do apoio do III Reich à militância nazista no sul do país.

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A alternativa correta é letra C) A criação do Tribunal de Segurança Nacional, em 1936, incrementou os mecanismos de aplicação da Lei de Segurança Nacional por meio de um tribunal de exceção subordinado à Justiça Militar.

GabaritoLetra C

 

A criação do Tribunal de Segurança Nacional, em 1936, incrementou os mecanismos de aplicação da Lei de Segurança Nacional por meio de um tribunal de exceção subordinado à Justiça Militar.

 

O Tribunal de Segurança Nacional foi criado em setembro de 1936, durante o estado de guerra estabelecido após a Intentona Comunista. Foi instituído para julgar os chamados “crimes políticos” e “contra a economia popular”, reforçando a aplicação da Lei de Segurança Nacional, criada em abril de 1935 para definir os crimes contra a ordem política e social e transferir para uma legislação especial os crimes contra a segurança do Estado. Estabelecendo para eles um regime mais rigoroso, com o abandono ou limitação das garantias constitucionais.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: O fechamento da Aliança Nacional Libertadora (ANL) como resposta quase imediata ao manifesto de Luís Carlos Prestes que pregava “todo poder aos sovietes”.

 

O fechamento da Aliança Nacional Libertadora (ANL) não foi um mecanismo jurídico criado para flexibilizar ou para violar abertamente algumas garantias constitucionais, mas sim a consequência de um desses mecanismos: a Lei de Segurança Nacional, através da qual os dirigentes da ANL foram processados.

 

Letra B: A promulgação da Lei de Segurança Nacional (LSN), após a Intentona Comunista, restringia ou eliminava garantias processuais para os acusados de crimes contra a segurança do Estado.

 

A Lei de Segurança Nacional foi promulgada antes da Intentona Comunista e não após como afirma a alternativa. Sua promulgação data de 4 de abril de 1935.

 

Letra D: A criação do DOPS, polícia política de Vargas, conferiu grandes poderes a seu chefe Filinto Müller, simpatizante do nazismo alemão.

 

O DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social), posteriormente chamado de DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) não foi criado durante o governo constitucional da Era Vargas. Sua criação aconteceu ainda durante a Primeira República, em 1924.

 

Letra E: A decretação do estado de guerra, em 1936 e 1937, foi justificada como reação ao crescimento do apoio do III Reich à militância nazista no sul do país.

 

A decretação do estado de guerra foi justificada pela ideia de que haveria uma ameaça comunista e não por uma reação a um crescimento de apoio do III Reich a uma militância nazista no sul do país.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CORRÊA, Larissa Rosa. O Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo. Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo do Estado de São Paulo. Edição 33, outubro de 2008. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao33/materia04/ Acesso em 30 de nov. de 2021.

 

Dossiê A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. CPDOC/FGV. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/RadicalizacaoPolitica/LeiSegurancaNacional Acesso em 30 de nov. de 2021.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

495) A Constituição de 1934, promulgada durante o Governo Vargas, trouxe um conjunto de inovações no sistema eleitoral brasileiro, dentre os quais, podemos citar:

  • A) O voto obrigatório para maiores de 21 anos e o voto facultativo para mulheres.
  • B) O voto para homens a partir dos 18 anos e para mulheres a partir dos 21 anos.
  • C) O voto distrital e o voto classista, dirigidos a sindicatos de trabalhadores.
  • D) A institucionalização do voto secreto e o voto feminino, a partir dos 18 anos.
  • E) A eleição mista, direta para presidente e indireta para deputados.

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A alternativa correta é letra D) A institucionalização do voto secreto e o voto feminino, a partir dos 18 anos.

A Constituição de 1934 representou um marco importante na história eleitoral brasileira ao institucionalizar o voto secreto, o que trouxe maior transparência e garantia ao processo eleitoral. Além disso, esta constituição estendeu o direito de voto às mulheres, permitindo que participassem das eleições a partir dos 18 anos de idade. Essas medidas foram significativas para a consolidação do sistema democrático brasileiro durante a Era Vargas.

496) A Constituição Federal brasileira de 1934, que tratou pela primeira vez no Brasil de Direito de Trabalho (art.121), ao garantir a liberdade sindical, isonomia salarial e outros direitos ao trabalhador, foi influenciada

  • A) pela doutrina marxista soviética.
  • B) pelo anarco-coletivismo social.
  • C) pela ideologia socialista alemã.
  • D) pelo constitucionalismo social.
  • E) pela ideologia europeia.

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A alternativa correta é letra D) pelo constitucionalismo social.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a influência correta na Constituição Federal brasileira de 1934.

 

A) pela doutrina marxista soviética.

INCORRETO. A doutrina marxista soviética, que preconiza a extinção da propriedade privada e a supressão das classes sociais, não teve influência direta na Constituição de 1934. Embora a Constituição de 1934 tenha sido progressista em termos de direitos trabalhistas, ela não adotou os princípios marxistas de extinção da propriedade privada e supressão das classes sociais. Portanto, é incorreto afirmar que a Constituição de 1934 foi influenciada pela doutrina marxista soviética.

 

B) pelo anarco-coletivismo social.

INCORRETO. O anarco-coletivismo social, que preconiza a autogestão dos trabalhadores e a abolição do Estado, também não teve influência direta na Constituição de 1934. A Constituição de 1934, embora progressista em termos de direitos trabalhistas, manteve o Estado como regulador das relações de trabalho e não adotou os princípios de autogestão dos trabalhadores preconizados pelo anarco-coletivismo social. Portanto, é incorreto afirmar que a Constituição de 1934 foi influenciada pelo anarco-coletivismo social.

 

C) pela ideologia socialista alemã.

INCORRETO. A ideologia socialista alemã, que preconiza a socialização dos meios de produção e a criação de uma sociedade sem classes, também não teve influência direta na Constituição de 1934. Embora a Constituição de 1934 tenha sido progressista em termos de direitos trabalhistas, ela não adotou os princípios socialistas de socialização dos meios de produção e criação de uma sociedade sem classes. Portanto, é incorreto afirmar que a Constituição de 1934 foi influenciada pela ideologia socialista alemã.

 

D) pelo constitucionalismo social.

CORRETO. O constitucionalismo social, que preconiza a intervenção do Estado na economia e na sociedade para garantir direitos sociais e trabalhistas, teve influência direta na Constituição de 1934. A Constituição de 1934, ao garantir a liberdade sindical, a isonomia salarial e outros direitos ao trabalhador, adotou os princípios do constitucionalismo social. Portanto, é correto afirmar que a Constituição de 1934 foi influenciada pelo constitucionalismo social.

 

E) pela ideologia europeia.

INCORRETO. A ideologia europeia é um termo muito amplo e impreciso, que abrange uma variedade de ideologias e correntes de pensamento. Não é correto afirmar que a Constituição de 1934 foi influenciada pela "ideologia europeia" sem especificar qual ideologia ou corrente de pensamento europeia teve influência direta na Constituição de 1934.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

497) Com a promulgação da Constituição de 1934, a segunda constituição do período republicano brasileiro, inicia-se o período constitucional da Era Vargas. São elementos presentes nesta Constituição de 1934, EXCETO:

  • A) Voto secreto.

  • B) Voto feminino.

  • C) Justiça eleitoral.

  • D) Jornada de trabalho não superior a 8 horas.

  • E) Eleições diretas para a escolha do próximo presidente da República.

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A alternativa correta é letra E) Eleições diretas para a escolha do próximo presidente da República.

Gabarito: ALTERNATIVA E

   

Com a promulgação da Constituição de 1934, a segunda constituição do período republicano brasileiro, inicia-se o período constitucional da Era Vargas. São elementos presentes nesta Constituição de 1934, EXCETO:

  • a)  Voto secreto.

A Constituição de 1934 consolidou as reformas eleitorais estabelecidas pelo Código Eleitoral de 1932. Até então, o voto era aberto, o que facilitava sobremaneira o controle das oligarquias locais sobre o voto. As reformas propostas por Vargas durante o Governo Provisório (1930-1934) tinham grande relação com o desmonte do sistema de poder oligárquico característico da Primeira República (1889-1930) e esse esforço foi consolidado pela Constituição. Sem erros na alternativa.

 
  • b)  Voto feminino.

O sufrágio feminino só foi instituído de maneira definitiva no ordenamento legal brasileiro com o Código Eleitoral de 1932. Até então, não era expressamente proibido, no entanto, apenas as reformas varguistas estabeleceram de maneira irreversível, retirando o voto feminino da órbita da concessão para estabelecer um direito adquirido. Sem erros na alternativa.

 
  • c)  Justiça eleitoral.

Durante a Primeira República (1889-1930), as eleições eram organizadas pelas câmaras municipais e as totalizações eram feitas pelos governos estaduais. Na prática, isso significava, na prática, a inexistência de estruturas de controle sobre o processo eleitoral em si. Consequentemente, as votações eram fraudadas pelas oligarquias locais, o que reforçava sistematicamente suas estruturas de controle. A instituição da Justiça Eleitoral centralizava a realização das votações, sistematizando todo o processo numa instituição neutra dentro do processo e com uma burocracia especializada. Foi mais uma das medidas do Código Eleitoral de 1932 consagrada na Constituição de 1934. Sem erros na alternativa.

 
  • d)  Jornada de trabalho não superior a 8 horas.

A jornada de trabalho de oito horas e as primeiras limitações no mundo do trabalho foram, sim, consagradas na Constituição de 1934, que tinha características intervencionistas. Também se tratava de uma negação ao pensamento liberal-conservador característico da Primeira República. Ainda que Vargas tenha se mostrado pouco simpático a essas alterações num primeiro momento, o presidente acabou por encampar o trabalhismo como uma das suas principais bandeiras políticas anos mais tarde. Sem erros na alternativa.

 
  • e)  Eleições diretas para a escolha do próximo presidente da República.

Entre 1930 e 1934, Vargas governou sem uma ordem institucional, mantendo-se como um governo revolucionário instituído embasado no poder discricionário. Entre 1933 e 1934, a elaboração de uma Constituição apontou na direção de retorno à vida democrática, mas ainda havia dúvidas sobre o processo de transição. A solução estabelecida pela Constituição foi a organização de eleições indiretas para uma travessia até o retorno das eleições diretas. Em 1934, a Constituinte foi convertida em Colégio Eleitoral para eleger um presidente para um mandato de quatro anos - ou seja, as eleições diretas estavam previstas para 1938. No Colégio Eleitoral, Getúlio Vargas foi eleito por larga margem sobre Borges de Medeiros. Por apresentar erro, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

   

Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA E.

498) I. Art. 125 – Todo brasileiro que, não sendo proprietário rural ou urbano, ocupar, por dez anos contínuos, sem oposição nem reconhecimento de domínio alheio, um trecho de terra até dez hectares, tornando-o produtivo por seu trabalho e tendo nele a sua morada, adquirirá o domínio do solo, mediante sentença declaratória devidamente transcrita.

  • A) Em I e II, o Estado é considerado agente regulamentador da distribuição da propriedade fundiária.

  • B) Em I, o direito de propriedade é garantido, enquanto em II é questionado, a favor da Reforma Agrária.

  • C) Em I, reconhece-se o direito de usucapião como forma de desestruturar os latifúndios rurais.

  • D) Em II, a tenência da terra é desvinculado de seu uso, aumentando as propriedades destinadas a fins não produtivos.

  • E) Em I e II, o reconhecimento da função social da terra legitima a expropriação fundiária pelos movimentos sociais rurais.

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A alternativa correta é letra A) Em I e II, o Estado é considerado agente regulamentador da distribuição da propriedade fundiária.

 

Gabarito: Letra A

 

Em I e II, o Estado é considerado agente regulamentador da distribuição da propriedade fundiária.

 

É através do Estado e da legislação por ele produzida que a questão fundiária é regulamentada tanto em 1934, por meio da Constituição Federal, como podemos observar em seu art. 125 (I), quanto em 1964, por meio do Estatuto da Terra, lei 4504/1964, como podermos observar em seu art. 1, parágrafo 1. No primeiro caso, a terra poderia ser concedida a quem exercesse sobre ela a sua posse produtiva por 10 anos, no segundo caso, a concessão de terras deveria passar pelo conjunto de medidas definidas pelo governo / legislação para a distribuição de terras.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: Em I, o direito de propriedade é garantido, enquanto em II é questionado, a favor da Reforma Agrária.

 

No I o direito de propriedade não é garantido, já que a posse da terra só se efetuaria mediante sentença declaratória devidamente transcrita e caso não se apresentasse nem oposição nem reconhecimento de domínio alheio; Da mesma forma nada nos trechos apresentados em II nos permite concluir que o direito de propriedade seja questionado, embora se proponha uma modificação no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.

 

Letra C: Em I, reconhece-se o direito de usucapião como forma de desestruturar os latifúndios rurais.

 

Em I reconhece-se o direito de usucapião, mas não buscando desestruturar os latifúndios rurais, afinal esse reconhecimento só se daria caso não houvesse nem oposição nem reconhecimento de domínio alheio, procurava-se sim aumentar a produtividade brasileira a partir desse acesso à terra.

 

Letra D: Em II, a tenência da terra é desvinculado de seu uso, aumentando as propriedades destinadas a fins não produtivos.

 

Em II o acesso à terra estava diretamente vinculado a seu uso e capacidade produtiva, pois a reforma agrária deveria atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.

 

Letra E: Em I e II, o reconhecimento da função social da terra legitima a expropriação fundiária pelos movimentos sociais rurais.

 

Nem em I nem em II o reconhecimento da função social da terra legitima a expropriação fundiária pelos movimentos sociais rurais.

 

Referências:

 

BRASIL. Constituição Federal, de 16 de julho de 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm Acesso em 27 de ago. de 2022.

 

BRASIL. Estatuto da Terra, Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4504.htm Acesso em 27 de ago. de 2022.

499) A Constituição como instrumento garantidor das liberdades e referencial dos limites do Poder do Estado é um dos principais legados da ideologia liberal iluminista disseminada a partir da Europa no século XVIII. Sua plena aplicação e obediência fornecem bases sólidas para a perfeita adequação do cidadão no seu convívio social, como elemento possuidor de direitos e deveres. Mas ao contrário do que se pensa não consiste em um solene documento imposto e alheio à conjuntura do seu tempo e da cultura social e política do povo sobre o qual recairá. Na verdade reflete o processo de lutas, expectativas e conquistas da cultura social almejada pela Nação. O desvio de tal finalidade e garantias a transformam em uma mera oficialização da tirania.

  • A)  Inspirada na Constituição estadunidense de 1787 é a Carta Magna com maior vigência até então na História Brasileira. Baseada em princípios liberais herdados da Declaração Universal dos Direitos do homem e do cidadão, sua importância deriva de ter reestabelecido no Brasil o Estado democrático de Direito, removendo o entulho autoritário que marcara o Estado Novo varguista.

  • B)  Refletindo o cenário turbulento econômico imposto pela grande Crise de 1929, tal Constituição se notabiliza pela inovação na história do constitucionalismo pátrio por importantes garantias sociais como as Leis Trabalhistas e o Voto Feminino.

  • C)  A Constituição de 1934 refletindo os desejos da política populista sustentada pelo Presidente da Nação, Getúlio Vargas, garantiu pela primeira vez o direito de Greve, umas das principais reivindicações defendidas pelos Sindicatos.

  • D)  Após quase trinta anos de uma organização republicana instável, conflituosa e centrada na ingerência do Exército. A Constituição de 1934 garantiu a iminência do Poder Civil sobre o país, limitando e restringindo a atuação das Forças Armadas à garantia da Segurança Nacional.

  • E)  Ao instituir o Sistema Parlamentarista no ordenamento governamental nacional tal Constituição inaugurou a ordem Federativa, possibilitando aos Estados membros, o direito de representatividade e de se defenderem contra medidas intervencionistas do Poder Central.

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A alternativa correta é letra B) Refletindo o cenário turbulento econômico imposto pela grande Crise de 1929, tal Constituição se notabiliza pela inovação na história do constitucionalismo pátrio por importantes garantias sociais como as Leis Trabalhistas e o Voto Feminino.

A Constituição de 1934 no Brasil foi influenciada pelo contexto da Grande Depressão de 1929, que teve repercussões significativas no país. Esta carta constitucional introduziu importantes avanços sociais, como as primeiras garantias trabalhistas reconhecidas pela legislação brasileira, refletindo uma resposta às demandas sociais e econômicas da época. Além disso, foi sob esta Constituição que o direito ao voto foi estendido às mulheres, marcando um avanço na inclusão política no Brasil. Esses aspectos a tornam uma legislação fundamental no desenvolvimento do Estado de Direito democrático no Brasil, contrastando com períodos anteriores mais autoritários, como o Estado Novo de Vargas.

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500) A eleição indireta de Getúlio Vargas para a presidência nacional, na qual foi eleito para um mandato de quatro anos, ocorreu no ano de:

  • A) 1930

  • B) 1934

  • C) 1937

  • D) 1946

  • E) 1950

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A alternativa correta é letra B) 1934

Gabarito: ALTERNATIVA B

  

A eleição indireta de Getúlio Vargas para a presidência nacional, na qual foi eleito para um mandato de quatro anos, ocorreu no ano de:

  • a) 1930

Getúlio Vargas chegou à presidência em 1930 dentro do contexto revolucionário que deporia Washington Luís e encerraria a Primeira República (1889-1930). Naquele momento, não houve uma eleição, mas sim consequências de um poder revolucionário instituído; bem como o país só voltaria a ter uma Constituição em 1934. Alternativa errada.

 
  • b) 1934

Entre 1930 e 1934, Vargas chefiou o Governo Provisório, no qual o país viveu sem um texto constitucional, com o Parlamento fechado e com poderes discricionários ao Executivo. Em 1933, no entanto, seria eleita uma Assembleia Constituinte, que, após estabelecer a Constituição de 1934, definiu uma regra de transição para a redemocratização do país: seria eleito indiretamente um governo com mandato de quatro anos para estabilizar a nova ordem constitucional e, em seguida, realizar eleições livres e diretas. Tornando a Constituinte um Colégio Eleitoral, processou-se as eleições indiretas com dois principais candidatos: Getúlio Vargas e Borges de Medeiros, ambos outrora aliados. Vargas conseguiu ampla maioria no Colégio Eleitoral, derrotando Medeiros com mais de setenta por cento dos votos em disputa. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • c) 1937

Em 1937, ocorreria o chamado golpe do Estado Novo. Usando de um documento falso a respeito de uma grande conspiração comunista, Vargas defendeu publicamente que era necessário robustecer o Estado para enfrentar os desafios e, segundo ele, a Constituição de 1934 limitava excessivamente o Estado e o enfraquecia de maneira perigosa. Com o apoio das Forças Armadas, Vargas revogou o texto constitucional em vigor, fechou o Congresso e aboliu as agremiações políticas, o que significou uma guinada autoritária com colorações fascistas. Seriam oito anos de governo autoritário sob uma nova Constituição inspirada na experiência fascista polonesa. Alternativa errada.

 
  • d) 1946

Em 1946, ocorreram as primeiras eleições livres no Brasil republicano. Com o voto secreto garantido, com instituições zelando pela lisura do pleito e sem um governo autoritário incumbente, a democracia brasileira viveu um momento inédito em 1946. Vargas havia sido deposto no ano anterior sob pesadas desconfianças a respeito de seu compromisso com a transição democrática e não lançaria candidatura à presidência, que seria conquistada por Eurico Gaspar Dutra. No entanto, nas eleições de 1946, mesmo sem se candidatar oficialmente, Vargas seria eleito deputado federal e senador por vários estados. Naquela legislatura, assumiria uma cadeira no Senado pelo Rio Grande do Sul. Alternativa errada.

 
  • e) 1950

A eleição presidencial de 1950 seria a última disputada por Getúlio Vargas. Com uma forte pressão popular frente ao desgaste de Dutra, Vargas lançou sua candidatura como um retorno ao trabalhismo e ao desenvolvimento industrial brasileiro. Ao mesmo tempo, havia franco apelo ao populismo em torno da figura do velho líder, conseguindo costurar um arco de alianças interessante, porém instável - uma contradição que se provaria insustentável durante a crise de 1954. No entanto, em 1950, tratou-se de uma eleição direta vencida por Vargas para um mandato presidencial de cinco anos. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.

1 48 49 50 51 52 69