Quanto ao regime político conhecido como Estado Novo, implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas e o período chamado “Era Vargas”, analise as afirmativas que se seguem.
I. O Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís, em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.
II. Em 1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Osvaldo Aranha como candidato à presidência da República.
III. Em 1º de março de 1930, foi realizada a eleição para presidência da República e deu-se vitória ao candidato governista, Júlio Prestes.
IV. Getúlio Vargas assumiu a chefia do “Governo Provisório” em 3 de novembro de 1930, data que marca o início da República Velha.
Estão CORRETAS as afirmativas.
- A) I e II apenas.
- B) I, II e III apenas.
- C) I e III apenas.
- D) I, III e IV apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) I e III apenas.
Gabarito: Letra C
As afirmativas corretas são apenas a I e III.
Vejamos as afirmativas:
I. O Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís, em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. (correta)
A Revolução (ou Golpe) de 1930 teve início com o resultado das eleições de 1930, quando a derrota não foi aceita pelos opositores que alegavam que as eleições haviam sido fraudadas. Quatro meses após a vitória de Júlio Prestes nas urnas, intensificou-se o clima de tensão instalado entre os dois principais grupos na disputa da presidência quando, em julho de 1930, eclodiu nova crise com o assassinato de João Pessoa (candidato à vice na chapa de Getúlio Vargas) em um crime com razões políticas locais e passionais. O episódio, que foi transformado em questão nacional pelos derrotados na eleição, serviu para que esses deflagrassem uma “revolução”, que depôs Washington Luís, em 24 de outubro, e impediu a posse de Júlio Prestes, que deveria realizar-se em 15 de novembro, encerrando assim o período da chamada Primeira República, e iniciando a Era Vargas.
II. Em 1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Osvaldo Aranha como candidato à presidência da República. (incorreta)
Osvaldo Aranha não foi o indicado dos paulistas para a sucessão presidencial e substituição do Washington Luís, mas sim Júlio Prestes. A Revolução (ou Golpe) de 1930 foi um movimento político-militar que teve seu início nas eleições de 1930. Já em 1929 começaram as articulações para a sucessão presidencial. De acordo com a política do “Café com Leite” seria a vez das oligarquias mineiras terem o seu candidato indicado, mas o presidente Washington Luís não seguiu o acordo e indicou o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes, para a sua sucessão.
III. Em 1º de março de 1930, foi realizada a eleição para presidência da República e deu-se vitória ao candidato governista, Júlio Prestes. (correta)
Nas eleições de março de 1930 o escolhido através do voto para assumir a presidência, sucedendo Washington Luís, foi o Júlio Prestes, indicado dos políticos da situação (base governista).
IV. Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o início da República Velha. (Incorreta)
Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório (1930-1934) em 03 de novembro de 1930, mas a data não marca o início, mas sim o fim, da República Velha.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário