São informações coerentes para possíveis causas para a Revolução de 1930, com exceção de uma. Aponte-a.
- A) O desejo de romper com a política do café com leite.
- B) Os interesses da burguesia industrial em redefinir o papel do Estado com o objetivo de impulsionar a industrialização.
- C) A defesa pela continuidade da política do café com leite.
- D) Insatisfação social com os mandos e desmandos das Oligarquias rurais.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A defesa pela continuidade da política do café com leite.
Gabarito Letra C
A defesa pela continuidade da política do café com leite.
A Revolução de 1930 marca o enfraquecimento do poder das oligarquias agrárias que mantinham a política do café com leite, sob a qual as oligarquias paulistas e mineira se revezavam no poder. Há uma dissidência da oligarquia mineira após o presidente Washington Luís indicar para sucedê-lo o presidente do estado de São Paulo: Júlio Prestes, e não um candidato da oligarquia mineira como era esperado.
Esse movimento político-militar que ficou conhecido como Revolução de 1930, e teve seu início nas eleições de 1929, foi o resultado da combinação de diferentes situações e interesses de atores políticos insatisfeitos com a situação vigente. Podemos citar:
- O enfraquecimento da oligarquia cafeeira em decorrência da crise de 1929 e a negação do então presidente Washington Luís em conceder novos financiamentos para a quitação dos seus empréstimos no exterior;
- O fortalecimento dos setores urbanos-industriais;
- As pretensões políticas dos estados de segunda grandeza e a dissidência da oligarquia mineira (insatisfeita com o não cumprimento da política “café com leite”), originando a formação da Aliança Liberal;
- O projeto da Aliança Liberal que procurava responder aos anseios das classes médias brasileiras, acenando também com um programa favorável à classe operária;
- A adesão de representantes das elites regionais desvinculadas do setor cafeeiro ao programa da Aliança Liberal;
- O descontentamento dos setores tenentistas com o resultado das eleições;
- O assassinato do candidato a vice presidente da Aliança Liberal, o paraibano João Pessoa;
Todo esse conjunto de fatores conduziu a articulação de um novo pacto político que começou com um movimento rebelde, em 03 de outubro de 1930, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, e se alastrou rapidamente pelo Nordeste levando altos oficiais do Exército e da Marinha a deporem o presidente Washington Luís e entregar o poder a Getúlio Vargas.
Por que as demais estão incorretas?
Todas as demais alternativas estão incorretas, pois representam possíveis causas para a Revolução de 1930.
Letra A: O desejo de romper com a política do café com leite.
Oligarquias de outros Estados, como Rio Grande do Sul e Paraíba, que não estavam incluídas na política do café com leite desejavam romper com essa política e tiveram o apoio da oligarquia mineira, após o desentendimento com a oligarquia paulista que havia descumprido o pacto do café com leite.
Letra B: Os interesses da burguesia industrial em redefinir o papel do Estado com o objetivo de impulsionar a industrialização.
A Aliança Liberal, grupo que esteve por trás da Revolução de 1930, possuía um programa de reformas que tinha entre os seus principais pontos o incentivo à produção industrial, representando assim, os interesses da burguesia industrial.
Letra D: Insatisfação social com os mandos e desmandos das Oligarquias rurais.
A Aliança Liberal, grupo que esteve por trás da Revolução de 1930, possuía um programa de reformas que tinha entre os seus principais pontos a instituição do voto secreto, justamente para acabar com as fraudes eleitorais e a pressão dos coronéis.
Referências:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário