Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Vidigal (2006), com relação às motivações para o afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) A Alemanha não queria que o Brasil, apesar de ser ainda neutro na Segunda Guerra Mundial, continuasse a fornecer matérias-primas para seus inimigos.

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

Segundo Vidigal (2006), com relação às motivações para o afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães, assinale a opção correta.

  • a)  Tanto a Itália quanto a Alemanha temiam o poderio bélico brasileiro e a sua supremacia no continente americano.

Para eliminar esta alternativa, bastaria que o candidato interpretasse corretamente o enunciado da questão. Ora, os submarinos alemães atacaram navios mercantes brasileiros; ou seja, não miravam alvos militares. Portanto, é bastante descabido falar que o objetivo era neutralizar qualquer capacidade bélica da esquadra brasileira. Além disso, a assimetria de forças entre a máquina de guerra alemã e os equipamentos brasileiros era muito severa; tanto que a preparação brasileira para a guerra entre 1942 e 1944 exigiu ajuda americana para a modernização dos equipamentos. Por fim, cumpre destacar que é absurdo falar que o Brasil, em qualquer uma das três Armas, detinha a supremacia no continente americano na década de 1940. Àquela altura, os Estados Unidos já era uma das grandes potências do mundo, altamente industrializada e com uma expressão militar muito robusta desde a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Alternativa errada.

  • b)  Os alemães torpedearam diversos navios brasileiros em retaliação ao amplo apoio do Brasil aos países aliados, sobretudo à Inglaterra.

Os torpedeamentos contra os navios mercantes brasileiros com destino a portos aliados começaram no final de dezembro de 1941, quando o país mantinha uma posição de neutralidade frente ao conflito internacional. Isto é, àquela altura, nenhuma tropa brasileira havia estado em combate tampouco qualquer um dos lados havia tido qualquer atitude agressiva contra o Brasil. Foram os episódios de afundamento dos navios mercantes brasileiros que levaram o país a declarar guerra à Alemanha e à Itália, enviando tropas para a Europa ao lado dos Aliados. Cumpre destacar que, naquele momento, o Brasil comerciava livremente também com a Alemanha; sem qualquer tipo de engajamento no conflito, apesar da crescente pressão dos Estados Unidos. Lembremos, ainda, que os alvos dos submarinos alemães eram os navios mercantes brasileiros, fato que estava inserido numa estratégia militar mais ampla. Alternativa errada.

  • c)  Os submarinos alemães, na maioria de suas investidas, torpedearam por engano os navios brasileiros, tendo-os confundido com navios da Marinha dos Estados Unidos.

A alternativa é bastante despropositada, porque um ataque dessa magnitude de uma máquina de guerra tão profissional como a nazista jamais seria movida por enganos sequenciais. Foram afundados mais de trinta navios mercantes brasileiros entre 1941 e 1944, causando mais de mil mortes, em pontos diferentes dos mares e oceanos. Além disso, vários desses ataques foram realizados na costa brasileira, onde foram avistados submarinos alemães monitorando nossa Marinha Mercante. Lembre-se, por fim, que foram ataques destinos contra navios mercantes, sem nenhum espaço para confusão com a Marinha de Guerra dos Estados Unidos. Alternativa errada.

 
  • d)  Com o afundamento dos navios brasileiros, os alemães buscavam evitar o apoio do Brasil aos países que compunham o Eixo.

Mais uma alternativa facílima que nenhum candidato sério pode errar. Ora, o Eixo era composto por Alemanha, Itália e Japão; então, por que motivo, a Alemanha atacaria um país neutro tendo como objetivo evitar que este se torne um aliado? Por que gastar recursos para evitar que um país se alie a você mesmo? Mais uma vez, vale destacar que foram ataques contra navios mercantes, e não contra alvos militares. Ou seja, o que estava em jogo não era o potencial bélico brasileiro. Alternativa errada.

 
  • e)  A Alemanha não queria que o Brasil, apesar de ser ainda neutro na Segunda Guerra Mundial, continuasse a fornecer matérias-primas para seus inimigos.

Este era o ponto central em torno dos navios mercantes brasileiros no contexto da Segunda Guerra Mundial. O estudante precisa compreender que, naquela altura, a produção em larga escala de produtos sintéticos ainda era muito reduzida e precária, fazendo com que o acesso a matérias primas fosse crucial para a produção de equipamentos militares. Assim, estrangular o fornecimento dessas matérias primas também era uma maneira de atacar o inimigo e o Brasil era um importante fornecedor desses materiais, principalmente para os Estados Unidos. Por ter uma posição neutra dentro da guerra, o país manteve relações comerciais com ambos os lados, inclusive com o fornecimento de materiais sensíveis, que abasteciam os complexos militares de ambos. A chamada equidistância pragmática brasileira permitiu que, em nome do desenvolvimento da indústria nacional, o governo brasileiro mantivesse um intenso comércio no período. O torpedeamento dos navios mercantes brasileiros na costa americana e na Europa foi parte da estratégia alemã de impor um bloqueio naval contra os portos inimigos - objetivando, entre outras coisas, dificultar a produção inimiga de equipamentos militares -, mas acabou arrastando o Brasil para dentro da guerra ao lado dos Aliados. ALTERNATIVA CORRETA.

  

Note bem o estudante que apenas uma alternativa fornece alguma explicação para o fato de que não foram navios de guerra brasileiros os alvos alemães, e sim navios mercantes. Todas as alternativas erradas deslocam a explicação para a esfera militar, enquanto o problema inicial estava ligado ao fato do país mercar com inimigos dos alemães. Assim, se o candidato lesse com atenção o enunciado, seria o suficiente para procurar a correlação correta. Sem mais, está correta apenas a ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *