Continua após a publicidade..
Sobre a Era Vargas, marque a opção incorreta:
- A) Getúlio Vargas teve como meta buscar apoio dos cafeicultores, lançando-se em defesa da classe, fortemente abalado pela crise de 1929. Com isso trabalha na reedição da política de valorização do café por meio do Conselho Nacional do Café (CNC), sob controle do governo central.
- B) Em 1933, Vargas acelera o processo de redemocratização no país com a criação do Código Eleitoral, que possui como medidas fundamentais a introdução do voto secreto e do voto feminino.
- C) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi símbolo do processo de liberdade de expressão no governo Vargas, pois com a pluralização dos partidos políticos, seu governo foi marcado pela aproximação com outras tendências partidárias e pela flexibilidade com os meios de comunicação de massa e eventos culturais.
- D) A centralização do poder no Estado Novo deu base para o planejamento econômico com ênfase na política de industrialização por substituição de importações
Resposta:
$@$v=v1.20-rv2$@$
Resposta
A alternativa correta é letra C) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi símbolo do processo de liberdade de expressão no governo Vargas, pois com a pluralização dos partidos políticos, seu governo foi marcado pela aproximação com outras tendências partidárias e pela flexibilidade com os meios de comunicação de massa e eventos culturais.
Explicação
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado em 1939, durante o Estado Novo, e seu objetivo era controlar e censurar a imprensa e a propaganda, não promover a liberdade de expressão. O DIP era responsável por controlar a informação que era divulgada à população, censurando qualquer conteúdo que fosse considerado contrário ao regime.
As outras alternativas estão corretas:
- A) Getúlio Vargas realmente buscou apoio dos cafeicultores e implementou a política de valorização do café.
- B) Em 1933, Vargas criou o Código Eleitoral, que introduziu o voto secreto e o voto feminino.
- D) A centralização do poder no Estado Novo permitiu o planejamento econômico com ênfase na política de industrialização por substituição de importações.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário