Sobre o Brasil dos anos 1930 e 1940 e as consequências da Segunda Guerra Mundial, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Brasil passou ileso economicamente pela crise de 1929.
( ) Uma das consequências da Segunda Guerra foi a amplitude do processo de industrialização no Brasil.
( ) O Brasil teceu parcerias exclusivamente com países do continente europeu, visto que este foi o continente menos atingido pela crise e pelo conflito.
- A) C - C - E.
- B) C - E - C.
- C) E - C - E.
- D) E - E - C.
- E) C - C - C.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) E - C - E.
Gabarito: Letra C
( E ) O Brasil passou ileso economicamente pela crise de 1929.
Com a crise de 1929, o Brasil entrou em uma de suas maiores crises: muitas fábricas faliram, milhares de pessoas foram demitidas. Boa parte daqueles que mantiveram seus empregos tiveram os salários reduzidos à metade. O preço da saca de café, principal produto de exportação, despencou de 200 mil-réis para 21 mil-réis em poucos meses, abalando toda a economia nacional.
( C ) Uma das consequências da Segunda Guerra foi a amplitude do processo de industrialização no Brasil.
Em 1940, foi criada na área da siderurgia a Comissão Executiva do Plano Siderúrgico, que deu início as primeiras negociações com o governo norte-americano para a obtenção de um empréstimo destinado à construção de uma usina. Com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, as negociações foram aceleradas, já que o governo norte-americano necessitava instalar bases militares no Nordeste brasileiro para facilitar o acesso ao norte da África.
Assim, em troca da cessão das bases militares e do fornecimento de borracha e minérios, o governo norte-americano aprovou a liberação de empréstimos e fornecimento de tecnologia para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na cidade de volta redonda (RJ). A CSN, fundada em abril de 1941, foi uma companhia estratégica para a industrialização no Brasil.
( E ) O Brasil teceu parcerias exclusivamente com países do continente europeu, visto que este foi o continente menos atingido pela crise e pelo conflito.
Durante o governo Vargas, o Brasil manteve relações simultaneamente com os dois novos eixos de poder em ascensão no mundo, Estados Unidos e Alemanha, assinando acordos comerciais com ambos os países. Além disso, a questão é incorreta, pois a Europa foi bem atingida tanto pela crise de 1929 quanto pelas guerras mundiais.
Resposta baseada nas fontes:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
Dossiê A Era Vargas: dos ano 20 a 1945. FGV CPDOC. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/RelacoesInternacionais Acesso em 06 de abr. de 2020.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário