Sobre o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), analise as afirmativas a seguir.
I. Criado em 1939, o DIP foi um dos mais importantes instrumentos do Estado Novo, sendo seu principal objetivo promover a imagem de Getúlio Vargas e silenciar a oposição.
II. O DIP era subordinado diretamente à Presidência da República e centralizava a propaganda de todos os ministérios, departamentos da administração pública federal.
III. Apesar de orientar os diversos meios de comunicação como o cinema, o rádio, a literatura e a imprensa, o DIP não chegava a realizar uma censura prévia e direta.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA.
- A) II.
- B) I – II – III.
- C) II – III.
- D) I.
- E) I – II.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I – II.
As afirmativas I e II são verdadeiras. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado em 1939 e foi um dos principais instrumentos do Estado Novo, tendo como objetivo promover a imagem de Getúlio Vargas e silenciar a oposição. Além disso, o DIP era subordinado diretamente à Presidência da República e centralizava a propaganda de todos os ministérios e departamentos da administração pública federal.
Já a afirmativa III é falsa, pois o DIP realizava uma censura prévia e direta sobre os meios de comunicação, como o cinema, o rádio, a literatura e a imprensa.
Deixe um comentário