Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o Estado Getulista, de 1930 a 1945, pode-se afirmar que:

I. Getúlio Vargas permaneceu no poder por um período de 14 anos sucessivamente.

II. Getúlio Vargas é um político histórico brasileiro do século XX, provindo de uma família tradicional afro-brasileira do interior de Minas Gerais.

III. Foi um governo que passou por várias fases, apresentando-se em certo momento como inovador e, em outro, como opressor, que cooptava figuras políticas e classes trabalhadoras e, assim, também os perseguia, conforme o conjunto de interesses em questão.

Quais estão corretas?

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Apenas III.

Gabarito: ALTERNATIVA C

   

 
  • I. Getúlio Vargas permaneceu no poder por um período de 14 anos sucessivamente.

A afirmativa é completamente desprovida de sentido e não pode, em hipótese alguma, impor qualquer dificuldade ao estudante; afinal, o próprio enunciado desmente o que é aqui proposto. Em seu primeiro período como presidente (também referido como Era Vargas), Getúlio Vargas permaneceu no poder de 1930 (Revolução de 1930) a 1945 (deposição do Estado Novo); ou seja, trata-se de um período ininterrupto de catorze anos. Na década seguinte, agora pela via democrática, Vargas voltaria à presidência, governando o país entre 1951 e 1954. Afirmativa falsa.

 
  • II. Getúlio Vargas é um político histórico brasileiro do século XX, provindo de uma família tradicional afro-brasileira do interior de Minas Gerais.

Em primeiro lugar, Vargas nasceu no século XIX (mais precisamente em 1882) e, foi sim, uma força decisiva e central na política nacional por cerca de trinta anos. Sua origem, no entanto, é de uma família tradicional de estancieiros da região de São Borja, que fica localizado na fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Sua carreira política teria início dentro do esforço positivista gaúcho, chegando a governar o estado entre 1928 e 1930. Por fim, cumpre esclarecer que a família Vargas não era afro-brasileira, e sim de típica colonização branca da fronteira gaúcha. Afirmativa falsa.

 
  • III. Foi um governo que passou por várias fases, apresentando-se em certo momento como inovador e, em outro, como opressor, que cooptava figuras políticas e classes trabalhadoras e, assim, também os perseguia, conforme o conjunto de interesses em questão.

A Era Vargas pode ser subdividida em três momentos: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). O Estado Novo (1937-1945) foi o período ditatorial por excelência da Era Vargas (1930-1945), no qual houve uma clara ruptura com qualquer compromisso democrático em nome do fortalecimento do Estado para a defesa nacional, incluindo uma certa coloração fascista em sua organização. Com a Constituição de 1937 - que fora francamente inspirada na Constituição totalitária polonesa -, Vargas declarava que as rivalidades partidárias e as dissidências internas eram um risco eminente para o Brasil e para a sociedade, sendo necessário suprimir esse tipo de disputa em favor do combate à infiltração comunista e do desenvolvimentismo. Considerados produtos das "ultrapassadas" democracias liberais, o Parlamento e os partidos políticos foram extintos já em 1937, e, mesmo que a Constituição previsse a restauração do Congresso Nacional, este não foi restabelecido até 1945. Ainda que formas discricionárias e o arbítrio do governo central fossem recorrentes em toda Era Vargas, há de se observar que havia uma percepção de que era necessário convergir esforços em nome do desenvolvimento econômico e da modernização geral do país. Com isso, não foram poucos os intelectuais e acadêmicos que se aproximaram do governo em busca de contribuir para um esforço maior pela transformação nacional, o que era absolutamente inviável na Primeira República (1889-1930). Paralelamente, também eram cooptadas as organizações sindicais dentro de um projeto centralizador e disciplinado, que tanto acenava para a formação de um trabalhismo industrial e urbano quanto inadmitia movimentos mais exaltados de contestação popular. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 

Assim, é verdadeira apenas a afirmativa III.

 

Quais estão corretas?
a)  Apenas I.
b)  Apenas II.
c)  Apenas III.
d) 
 Apenas II.
e)  Apenas II III.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *