Sobre o “Queremismo”, movimento que tinha como slogan ”Queremos Getúlio!”, é incorreto afirmar que:
- A) Era apoiado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).
- B) Vargas aproveitou o momento de prestígio popular que o queremismo lhe conferia para decretar a Lei Antitruste, que limitava a entrada de capital estrangeiro no país.
- C) O queremismo não conseguiu evitar o golpe de Estado liderado pelos conservadores Eurico Gaspar Dutra e Góis Monteiro, que culminou na renúncia de Getúlio Vargas.
- D) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foram libertados muitos presos políticos do Estado Novo, entre eles, Luis Carlos Prestes, que não hesitou em se manifestar publicamente contrário ao movimento que pedia a permanência de Vargas no poder.
- E) A União Democrática Nacional (UDN) era o partido político que concentrava os segmentos que faziam oposição ao movimento popular pró- Vargas.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é D) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foram libertados muitos presos políticos do Estado Novo, entre eles, Luis Carlos Prestes, que não hesitou em se manifestar publicamente contrário ao movimento que pedia a permanência de Vargas no poder.
Explicação
O Queremismo foi um movimento político que surgiu em 1945, com o objetivo de manter Getúlio Vargas no poder. O movimento era apoiado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o que torna a alternativa A correta.
Vargas aproveitou o momento de prestígio popular que o Queremismo lhe conferia para decretar a Lei Antitruste, que limitava a entrada de capital estrangeiro no país, o que torna a alternativa B correta.
O Queremismo não conseguiu evitar o golpe de Estado liderado pelos conservadores Eurico Gaspar Dutra e Góis Monteiro, que culminou na renúncia de Getúlio Vargas, o que torna a alternativa C correta.
A União Democrática Nacional (UDN) era o partido político que concentrava os segmentos que faziam oposição ao movimento popular pró-Vargas, o que torna a alternativa E correta.
Já a alternativa D é incorreta, pois Luis Carlos Prestes, líder comunista, foi libertado da prisão em 1945 e se manifestou contrário ao Queremismo, mas não foi a única razão para a derrota do movimento.
Deixe um comentário