Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sua entrada em cena na história do Brasil começa em 1934, quando é destacada para ajudar Luiz Carlos Prestes a retornar ao país e servir como sua guarda-costas. Viajam, então, passando-se por marido e mulher e, quando chegaram ao Rio de Janeiro em 1935, já eram de fato um casal. Após o fracasso do levante comunista no mesmo ano, são ambos presos. Grávida de sete meses e separada de Prestes, Olga é deportada para a Alemanha em 1936, e tem a filha alguns anos antes de morrer em um campo de concentração.

 

(Bruno Garcia, Uma explosão de estereótipos. Disponível em: <http://goo.gl/o8cswu>. Adaptado)

 

O levante citado no trecho foi utilizado como pretexto para a

Resposta:

A alternativa correta é letra B) escalada autoritária que levou ao golpe do Estado Novo em 1937, tendo sido utilizado como justificativa para a aplicação do mecanismo do estado de sítio por parte de Vargas.

Gabarito: Letra B

 

O levante citado no fragmento de texto foi a Insurreição comunista ou Intentona Comunista de 1935.

 

Após a insurreição comunista, o Congresso Nacional aprovou uma série de medidas que aumentaram o poder de Getúlio Vargas, autorizando-o a atuar de maneira repressiva diante de manifestações políticas, a censurar meios de comunicação e a julgar crimes considerados políticos e contra a economia popular, através do Tribunal de Segurança Nacional.

 

Assim, fortaleceu-se o projeto de instaurar no Brasil um governo autoritário que, sob a liderança de Vargas, modernizaria o país.

 

No entanto, com a chegada ao fim do mandato constitucional, em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas, com poderes autoritários, apoiado pelas Forças Armadas e pelas elites políticas, gozando de prestígio junto aos trabalhadores e intelectuais, deu um golpe de Estado e implantou uma ditadura no país: o Estado Novo.

 

A alegação para dar o golpe, que não teve resistência, foi a descoberta do Plano Cohen – um plano comunista, para tomar o poder, que depois se descobriu ser falso.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: O Brasil não se aliou ao Eixo, embora possuísse simpatias pelos regimes nazifascistas, procurou manter-se neutro no conflito e tirar o máximo de proveito tanto da Alemanha quanto dos EUA. Só em 1942 é que o país toma a decisão de romper acordos comerciais com os nazistas e apoiar os aliados na guerra.

 

Letra C: O PCB não foi extinto. Ele foi desmobilizado pelo Estado Novo através de prisões e perseguições de representantes do partido. Assim, quando o golpe foi dado e o Estado Novo passou a ser o novo regime, o PCB passou a atuar na clandestinidade. Além disso, é importante mencionar que durante essa fase da Era Vargas houve restrição a qualquer forma de democracia representativa.

 

Letra D: Isso já estava acontecendo no governo Vargas, uma vez que a ideologia do regime chamada pelos historiadores de trabalhismo foi pensada a partir da ideia do Estado como o árbitro das disputas entre empregadores e empregados. Nessa disputa o Estado entrava como o “pai das leis sociais”.

 

Letra E: O Deops foi criado antes do governo Vargas, no ano de 1924.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

CORRÊA, Larissa Rosa. O Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo: as atividades da polícia política e a intrincada organização de seu acervo. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao33/materia04/. Acesso em 31 mar. 2020.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

Verbete PCB. CPDOC/FGV. Disponível em:http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/partido-comunista-brasileiro-pcb. Acesso: 31 mar. 2020.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *