Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Texto 1

 

“No Brasil, como em toda parte do mundo, enquanto avançavam os anos 1930, a atmosfera tornava-se cada vez mais pesada. Uma mudança radical estava em andamento, alterando a ordem das prioridades e indicando que a democracia não estava mais no topo da lista das preferências políticas.”

 

(SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 471.)

 

Texto 2

 

 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país.

 

(Disponível em: https://globofilmes.globo.com/filme/menino23/ , acesso em 05 de setembro de 2019.)

 

Em uma sequência didática sobre a História do Brasil, foi realizada a exibição de um filme (Texto 2) e a discussão em torno da reflexão presente no Texto 1. O tema central dessa atividade foi a

Resposta:

$@$v=v1.20-rv2$@$

A alternativa correta é letra C) ação dos integralistas durante sua ascensão.

A resposta correta é a letra C) porque o Texto 2 faz menção à descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas, o que é um símbolo associado ao nazismo e ao integralismo, uma ideologia política que surgiu no Brasil na década de 1930 e que defendia a criação de um Estado autoritário e nacionalista. Além disso, o Texto 1 menciona a mudança radical que estava em andamento na década de 1930, alterando a ordem das prioridades e indicando que a democracia não estava mais no topo da lista das preferências políticas, o que também é relacionado ao contexto do integralismo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *