Texto associado
Os objetivos de controlar a informação e de promover a imagem do governo Vargas não nasceram com o Estado Novo, tendo sido vislumbrados desde os primeiros tempos, quando, em 1931, foi criado o Departamento Oficial de Publicidade. Não parece ser estranho a essa iniciativa o surgimento de canções populares exaltando a figura de Getúlio, dentre as quais se destaca “Gê-Gé (seu Getúlio)”, de Lamartine Babo, composta em 1931 e cantada por Almirante, com estes versos de abertura:
“só mesmo com revolução,
graças ao rádio e ao parabelo,
nós vamos ter transformação
neste Brasil verde e amarelo,”
aos quais segue a enunciação soletrada do nome de Getúlio com uma inventiva impossível de reproduzir num texto escrito. […]
(Boris Fausto. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 115-117.)
Amado ou odiado, o estadista Getúlio Vargas (como outros, em outras épocas e lugares) construiu a sua imagem através do controle dos meios de comunicação, e isso muito antes do Estado Novo. Especificamente no contexto da “Era Vargas”, a propaganda:
- A) Visava influenciar opiniões e/ou comportamentos, divulgando ideias com mensagens direcionadas à alteração de atitudes ou até mesmo ao engajamento da população nas ações pró-governo.
- B) Submetia-se à apreciação do Congresso Nacional, que tinha a função de escolher o coordenador do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e do DASP (Departamento de Administração do Serviço Público).
- C) Utilizava as cartilhas, que foram o principal instrumento usado por Getúlio durante todos os seus governos e destinavam- se ao público em geral, distribuídas nas residências, repartições públicas e até em igrejas.
- D) Era coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, órgão que engajava os demais detentores das informações no Brasil, em um trabalho assíduo e comprometido com as mais diversas tendências políticas.
- E) Ficava à cargo do DIP, que, apesar de repudiar as manifestações contrárias ao governo Varguista, era isento de ideologias ao divulgar as ações que ocorriam no país, mantendo um nível de informações bastante confiável.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Visava influenciar opiniões e/ou comportamentos, divulgando ideias com mensagens direcionadas à alteração de atitudes ou até mesmo ao engajamento da população nas ações pró-governo.
A resposta correta é a letra A porque o texto associa a criação do Departamento Oficial de Publicidade em 1931 com o objetivo de controlar a informação e promover a imagem do governo Vargas. Além disso, a canção "Gê-Gé (seu Getúlio)" composta em 1931 é um exemplo de como a propaganda visava influenciar opiniões e comportamentos, divulgando ideias com mensagens direcionadas à alteração de atitudes ou ao engajamento da população nas ações pró-governo.
Deixe um comentário