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Os objetivos de controlar a informação e de promover a imagem do governo Vargas não nasceram com o Estado Novo, tendo sido vislumbrados desde os primeiros tempos, quando, em 1931, foi criado o Departamento Oficial de Publicidade. Não parece ser estranho a essa iniciativa o surgimento de canções populares exaltando a figura de Getúlio, dentre as quais se destaca “Gê-Gé (seu Getúlio)”, de Lamartine Babo, composta em 1931 e cantada por Almirante, com estes versos de abertura:

“só mesmo com revolução,

graças ao rádio e ao parabelo,

nós vamos ter transformação

neste Brasil verde e amarelo,”

aos quais segue a enunciação soletrada do nome de Getúlio com uma inventiva impossível de reproduzir num texto escrito. […]

(Boris Fausto. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 115-117.)

Amado ou odiado, o estadista Getúlio Vargas (como outros, em outras épocas e lugares) construiu a sua imagem através do controle dos meios de comunicação, e isso muito antes do Estado Novo. Especificamente no contexto da “Era Vargas”, a propaganda:

Resposta:

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A alternativa correta é letra A) Visava influenciar opiniões e/ou comportamentos, divulgando ideias com mensagens direcionadas à alteração de atitudes ou até mesmo ao engajamento da população nas ações pró-governo.

A resposta correta é a letra A porque o texto associa a criação do Departamento Oficial de Publicidade em 1931 com o objetivo de controlar a informação e promover a imagem do governo Vargas. Além disso, a canção "Gê-Gé (seu Getúlio)" composta em 1931 é um exemplo de como a propaganda visava influenciar opiniões e comportamentos, divulgando ideias com mensagens direcionadas à alteração de atitudes ou ao engajamento da população nas ações pró-governo.

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