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Texto I

“O rádio servia eficazmente para se espalhar a imagem onipresente de Getúlio Vargas por todo país […] Pelo rádio o poder se faz presente e personaliza a relação política em cada cidadão.”

(LENHARO, Alcir. Sacralização política. Campinas. Papirus, 1986. p. 42.)

Texto II

“Tucão”

Esse Getúlio bonzinho

Que vocês estão mostrando

Nunca existiu de verdade.

É um Getúlio inventado

Para engabelar o povo.

Vai, pergunto ao deputado

O que foi o Estado Novo.

Era gente na cadeia,

Era cara torturado,

“telefone”, “pau‐de‐arara”…

Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto do Estado Novo, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

Resposta:

Conforme afirma o texto I, o mito do getulismo, construído pela máquina de propaganda do DIP, encontrou grande ressonância no imaginário das massas urbanas.

Explicação:
  • O Texto I menciona como o rádio foi utilizado por Getúlio Vargas para disseminar sua imagem, indicando que a estratégia de comunicação política era eficaz e permitia uma presença constante e pessoal do poder político.
  • Essa estratégia foi executada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que criou um mito em torno de Vargas, apresentando-o como uma figura onipresente e benevolente.
  • Essa construção do mito alcançou principalmente as massas urbanas, influenciando significativamente o imaginário popular da época.
  • Portanto, a alternativa correta é a letra C, pois reflete a influência do mito do getulismo nas massas urbanas, conforme indicado pelo Texto I.
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